Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Economia

Inadimplência cresce 19,1% no 1º semestre, diz Serasa

A inadimplência do consumidor brasileiro cresceu 19,1% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2011, informou nesta quarta-feira a empresa de análise de crédito Serasa.


As dívidas que mais aumentaram no período foram as bancárias, com um crescimento de 22,1%, seguidas pelas não bancárias (com cartões de crédito e contas de serviços como luz), com alta de 21,6%. As dívidas bancárias já representam 49,2% das dívidas vencidas que não foram pagas.

De acordo com a consultoria, o valor médio das dívidas dos brasileiros com pagamento atrasado foi de R$ 1.294,6 no primeiro semestre do ano.

O economista-chefe da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, disse que a inadimplência vem crescendo desde o início de 2010 no país, mas esclareceu que essa expansão é menor agora porque o consumidor já não tem capacidade para pedir novos empréstimos.

'O consumidor não gasta porque não tem mais espaço em sua renda para assumir novas dívidas', afirmou.

Para a Serasa, a renda do consumidor já está comprometida com as dívidas caras, como as assumidas por atraso no pagamento do cartão de crédito, e de alto valor, como as relativas a empréstimos para a aquisição de imóveis e automóveis, o que provoca 'o descontrole no gerenciamento da situação'.

De acordo com a consultoria, cada consumidor que deixou de cumprir suas obrigações tem, em média, quatro dívidas em atraso. Além disso, seis em cada dez acumulam dívidas que superam em 100% sua renda mensal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet