Olhar Direto

Sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Notícias / Política BR

Janaína Riva abre mão de cargo importante na CPI do VLT; Oscar deve ser presidente e Taborelli, relator

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

10 Mar 2015 - 12:00

Foto: Maurício Barbant / ALMT

Janaína Riva abre mão de cargo importante na CPI do VLT; Oscar deve ser presidente e Taborelli, relator
O fechamento do quebra-cabeças político para definição dos membros e direção da CPI do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) está prestes a ser montado. Estão certos os deputados Oscar Bezerra (PSB), Janaína Riva (PSD) e Coronel Peri Taborelli (PV). Janaina, no entanto, abriu mão da disputa pela presidência e a perspectiva é de que Bezerra assuma o cargo principal, com Taborelli assumindo a relatoria.

Leia também:
Janaína alega ter legitimidade para ser membro da CPI das obras da Copa e pede 'novatos' para presidência
 
O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf (PSDB), confirmou que os três têm vaga assegurada na Comissão Parlamentar de Inquérito por serem autores dos requerimentos originais da investigação. Depois, retiraram da pauta para apoiar um substitutivo integral do Colégio de Líderes, aprovado por unanimidade pelos parlamentares.
 
As duas prováveis vagas – do total de cinco existentes na CPI – serão indicadas pela proporcionalidade das bancadas. Desta forma, com cinco deputados, o PR deve ficar com uma das vagas. A outra seria para o PSD, mas, como já tem Janaína, a tendência é de que o PMDB ou o PSDB façam a indicação.
 
A definição dos membros da CPI deve acontecer na reunião do Colégio de Líderes desta terça-feira, prevista para acontecer às16 horas desta terça-feira (10). A reportagem do Olhar Direto apurou que pelo menos 13 deputados manifestaram interesse de participar da CPI.
 
Janaína Riva desistiu de ser presidente para assegurar a própria lisura sobre a condução da investigação, já que o ex-deputado José Geraldo Riva (PSD), seu pai, foi um dos entusiastas da troca do Bus Rapid Transit (BRT) pelo VLT. “Eu desejo apenas ser membro, porque tenho legitimidade para isso. Tive uma votação expressiva e creio que tenho muito para contribuir”, argumentou Janaina.
  
A CPI foi criada pela Assembleia Legislativa para investigar as obras da Copa do Pantanal Fifa 2014. Somente o VLT teria um rombo de aproximadamente  R$ 200 milhões, segundo relatório da Controladoria Geral do Estado, apresentado pela equipe do governador José Pedro Taques.  
 
O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) nega qualquer irregularidade e lembra que todas as medições e pagamentos foram feitas com auditoria de técnicos da Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público, Tribunal de Contas da União (TCU) e fiscalização de entidades da sociedade, como Conselho Regional de Engenharia (Crea) Associação dos Engenheiros Civis (Abenc).
  
O vice-presidente da Assembleia, deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), reforça a importância de instalação da CPI para apurar as denúncias de possível superfaturamento do VLT e não vê necessidade de atingir todas as obras. “Mas se os colegas entenderem por bem, então, vamos investigar todas as obras da Copa, que até agora continuam consumindo muitos recursos”, argumentou Botelho.

12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Sergio Sampaio
    10 Mar 2015 às 18:56

    Pesquisando sobre VLT achei algo interessante. O nosso VLT de Cuiabá possui 22 km de extensão, 36 estações e 42 trens mais viadutos, trincheiras e uma infraestrutura complexa devido às alterações na cidade, a um preço de 1,470 Bilhão. O VLT de Goiânia possui 13,6 km de extensão, 12 estações, 30 trens e vai ser instalado em um corredor pré-existente o que torna mais fácil do que Cuiabá e a um preço de 1,300 Bilhão. Fazendo uma conta simples o nosso custou 66,08 milhões o km enquanto o de Goiânia custou 95,58 milhões o km e com SOMENTE 30 trens. Isso quer dizer que o VLT de Cuiabá está quase 40% mais barato do que o de Goiânia. Governador termina logo esse VLT antes que a Empreiteira desista.

  • JOSÉ
    10 Mar 2015 às 15:01

    Oscar Bezerra , este é o cara.Doa a quem doer , ele tem competência .

  • arlirio antunes barbosa
    10 Mar 2015 às 14:50

    como esse taborelli vai ser relator de um processo tao importante como esse si nem dep ele e logo logo o valdir vai ser dep i ele estara fora da assenbreia i ai o processo vai para

  • Magno
    10 Mar 2015 às 14:34

    Com a filha como membro de uma CPI onde a Peça principal do "espetáculo" é o próprio Pai quantos querem apostar COMIGO que essa CPI vai acabar em uma ENORME PIZZA??? pEDRO tAQUES DEIXE ELES ARMAREM ESSE TEATRO QUE SÓ BOBÓ CHEIRA CHEIRA ACREDITA e permita que a Policia Federal, GAECO, MPE e MPF investiguem com CREDIBILIDADE.

  • Pedro Bento
    10 Mar 2015 às 14:26

    Por favor! como filha de um dos principais investigados ela não "abre mão" da presidência da CPI, ela NÃO PODE PRESIDIR A CPI, só isso!!! E esse Taborelli é a maior piada da Assembleia de MT, tão corrupto quanto qualquer outro

  • José Guimaraes
    10 Mar 2015 às 14:01

    Essa deputada não caiu na realidade e esqueceu que agora esse Estado tem um governador honesto e que a Era Riva Acabou . Acorda Deputada a Senhora não tem moral é muito menos competência para fazer parte de nenhuma comissão e somente está aí porque tinha que continuar o trabalho do Papai Riva . MPE foco nessa senhora deputada

  • CARLOS
    10 Mar 2015 às 13:39

    Qual o critério usado para escolha dos deputados(se houve)? Um dos mentores do VLT foi o Jose Riva. Quando iniciara o espetáculo?

  • Josu
    10 Mar 2015 às 13:34

    Em tratar-se da obra que o pai mais teve influencia e agora a filha vai investigar será que ela não teme em complicar mais a vida do pai pensa nisso deputada seus 48 mil votos veio pelo corredor do então seu pai. É fim de mundo Filha contra pai

  • J.P
    10 Mar 2015 às 12:22

    muito engraçado, pq a deputada era quem mais queria que montassse essa CPI. que comece o Circo II*

  • Rodrigo
    10 Mar 2015 às 12:18

    Tão importante quanto isso é.. Bolo simples Ingredientes 2 xícaras de açúcar 3 xícaras de farinha de trigo 4 colheres de margarina bem cheias 3 ovos 1 1/2 xícara de leite aproximadamente 1 colher (sopa) de fermento em pó bem cheia Modo de Preparo Bata as claras em neve Reserve Bata bem as gemas com a margarina e o açúcar Acrescente o leite e farinha aos poucos sem parar de bater Por último agregue as claras em neve e o fermento Coloque em forma grande de furo central untada e enfarinhada Asse em forno médio, pré - aquecido, por aproximadamente 40 minutos Quando espetar um palito e sair limpo estará assado.

Sitevip Internet