Olhar Direto

Sábado, 18 de janeiro de 2020

Notícias / Cidades

Cuiabana “prevê” desastre em Cuiabá e chama pessoas para se refugiarem em sua casa

Da Redação - André Garcia Santana

23 Jul 2016 - 11:31

Foto: Reprodução

Cuiabana “prevê” desastre em Cuiabá e chama pessoas para se refugiarem em sua casa
Acreditando ter recebido uma revelação divina, a professora da rede municipal Frankisneth Almeida Duarte, 25 anos, tem buscado alertar seus contatos sobre uma possível tragédia na Capital, enviada como punição de Deus pela “rebeldia” da população. Ao comparar-se ao personagem bíblico Noé, que também era desacreditado pelos demais, ela anuncia o rompimento da barragem do lago do Manso, a 129 km de Cuiabá e garante que único abrigo seguro é sua residência.

No Facebook, ela convida a todos a se protegerem no local, uma vez que ela e sua família não seriam atingidos pela ira dos céus. “Deus disse que no meu quintal não vai cair nem um pingo de água e eu e minha família estaremos a salvos e quem mais quiser se refugiar nela” diz em uma das frases publicadas, com um mapa para chegar até lá. Em sua página ela explica ainda que a barragem do reservatório, em Chapada dos Guimarães (56km de Cuiabá), será rompida depois de um abalo sísmico, causando a destruição da cidade, que seria inundada.

Leia mais:
Organizador da Marcha para Satanás quer financiamento público para próximo ato e diz que população não entende ironia

O desastre, anunciado no dia 18 de julho é previsto para domingo (24). ”Cuiabá será inundada pelas águas do manso e muitos vão morrer pq não crê no poder de Deus. Muitos vão gritar por socorro mas Deus não vai ouvir [...] não sei a hora exata, mas Deus me disse que muitos estarão dormindo e dançando. E muitos vão morrer em suas casas pq das águas. Repasse para quem vc quiser pq vai acontecer, clame para que Deus livre vc e toda a sua família.” (SIC)

Ao Olhar Direto Frankisneth disse apenas que as informações sobre a tragédia poderiam ser encontradas em seu Facebook, e se recusou a prestar maiores esclarecimentos. "Na segunda você terá matéria, não se preocupe", afirmou a professora, contatada pela reportagem. De acordo com Frankisneth, Deus está convidando as pessoas a se converter, abrir mão de maus caminhos e a clamar por seu nome. No entanto, muitos não estariam ouvindo seu chamado. Ao longo das postagens ela detalha a situação, e explica que, por conta da tragédia, a cidade se tornará notícia na televisão, no rádio e na internet.

“Mas disse Deus o tempo de clamar é chegado para Cuiabá. Deus ama o ser humano e odeia o pecado. Os que estão zombando hoje, pq não crê no seu poder, Deus me disse que muitos vão gritar por socorro na hora em que ver as águas e o Senhor não os ouvirá, porque são rebeldes, estão brincando com Deus e zombando do seu nome, desses o Senhor rirá sim”, diz uma das publicações.

Repercussão 

As postagens, compartilhadas centenas de vezes, são repercutidas nos comentários, onde os leitores se dividem entre os que questionam raivosamente a professora e os que acreditam em sua teoria. No espaço, alguns usuários aproveitam as marcações para ridicularizar a mulher, chamando-a de falsa profeta, desocupada e louca. Em um dos comentários um homem diz que as afirmações de Frankisneth são mentirosas porque Deus jamais daria revelações a uma mulher, uma vez que estas seriam impuras. “Quer Midia vai na Globo.... se Nao acontecer o povo deveria pegar vc e encher de porrada,” (SIC), diz um dos comentários mais exaltados.

Outros, no entanto, confirmam a finalidade das visões e pedem por misericórdia divina: “Olha isso é verdade Deus usa quem ele que mesmo eu conheço uma pessoa da minha família que é muito usada em sonhos Jesus avisa pra ela coisas que irá acontecer em sonhos”, disse uma mulher.

“Que Deus tenha misericórdia dos seus. Assisto os 10 mandamentos todos os dias e creio em todos os enviados dele. Espero que isso seja um engano, apesar de tanta violência, há muitas pessoas inocentes, inclusive crianças que não tem maldade no coração e são os anjos de Deus!”, comentou outra.

A barragem

A assessoria da Defesa Civil de Mato Grosso disse não ter informações sobre a segurança da barragem ou sobre medidas a serem tomadas em casos de acidentes relacionados a ela. O órgão responsável pela administração do local, Furnas, está em greve e até o fechamento desta reportagem não deu retorno sobre o questionamento. 

Opinião de um especialista 

Para o psiquiatra Lawrence Oliveira, os relatos apontam para um diagnóstico de delírio místico religioso auto-referente, uma vez que ela se vê como o centro da situação. Assim, além de receber as revelações, ela seria salva, sua casa escolhida por Deus como abrigo, e sua família protegida por ele. Contudo, o profissional lembra que a avaliação é superficial, e que para uma declaração mais precisa, é necessária uma consulta com a pessoa que apresenta este tipo de alucinação.

Ele explica que as revelações, atribuídas na maior parte dos casos a anjos, profetas ou a Deus, são resultado de um pensamento acelerado típico de surtos psicóticos, observados especialmente em pacientes com esquizofrenia. O contexto de extrema religiosidade em que alguns pacientes estão inseridos também pode ter relação com o teor dos delírios. “Os casos variam, mas há sempre o relato de uma voz que fala com a pessoa, pedindo que ela fuja ou passe uma mensagem para os outros. Alguns acreditam que tem um chip implantado, outros que estão sendo monitorados de outros planetas.”

Pelo que foi observado até o momento, Lawrence descarta a existência de um transtorno conhecido como “Complexo de Messias”, no qual o indivíduo acredita ser ou estar destinado a se tornar o salvador de algum campo de atuação específico, grupo, evento, período de tempo ou até mesmo do mundo inteiro. Afligidos pelo Complexo de Messias louvam sua própria glória ou alegam absoluta confiança em seus próprios destinos e capacidades e nos efeitos que terão sobre um grupo de pessoas ou aspecto da vida.

303 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Josué
    14 Jan 2018 às 19:12

    Pq os crentes cometem tantos erros de português? Seria a fé um subproduto da ignorância?

  • Dalvana
    23 Mar 2017 às 13:44

    Eu acredito pq se deus falou quem somos nós cheio de pecado do mesmo jeito que Deus falou a ela deus tbm diz aquele que crê em mim e for batizado será salvo mais aquele que não for batizado será condenado então você aí larga de julga pq se fosse cm vc ninguém iria acredita só Deus que tem o poder deixem de ser incrédulos e sonbadores vc que diz que quer ganhar na mega sena que tá na penduca vai busca a deus que ele tem solução para sua vida

  • leonice
    18 Out 2016 às 11:06

    isso que essa irma falou nao aconteceu no dia que ela falou,mais vai acontecer pq avera um terremoto que abala o brazil e comcerteza abarragem do manso nao vai suportar.so JESUS pra ter misiricordia de nois

  • IRMA LOPES VIEIRA
    04 Out 2016 às 14:27

    Deus ainda é de ontem e hoje é de eternamente Deus usa A quem ele quer quem é vc pra julgar o que Deus faz hoje cuiaba esta como sodomia e gomora se até marcha pra Satanás já tem se cuiaba era a menina dos olhos dele era agora com tudo isto que está acontecendo vcs acham que Deus não iria ficar irado e com razao se acontecer será na hora que ele quizer e se ele revelar a alguém simplesmente ele dará os nomes de quem não será atingido só o que ele quizer dar livramento não para qualquer um Deus salva quem ele quem tem uns para salvação e outros para perdiçao

  • MÁRIO MONTEIRO DOS SANTOS
    08 Set 2016 às 19:05

    SOFRE DE ALGUM TRANSTORNO SÉRIO. COMO MUITAS OUTRAS PESSOAS QUE SE IMAGINAM PROFETAS. POR SI SÓ ELA NÃO RECONHECERÁ QUE É DOENTE. UM MENTALMENTE SADIO DA FAMÍLIA E DE BOM CORAÇÃO, A ENCAMINHE A UM TRATAMENTO.

  • Enylde Maria Corrêa da Cruz
    21 Ago 2016 às 15:37

    Eu acredito nas Revelações das Igrejas, povo de Deus vamos clamar ao Pai celestial para que tenha Misericórdia de nós!!!! A minha Amiga Boneca teve a mesma revelação à muitos anos , agora acredita se quiser. ok bjos

  • Valquiria
    01 Ago 2016 às 08:39

    Só acho que não devemos desacreditar porque se Deus esta irado ele ainda faz o que fazia antigamente então vamos só orar e pedir pra ele ter misericórdia de familias que nâo tem como se refugiarem

  • Kelly Silva
    26 Jul 2016 às 14:41

    Deixo aqui minha opinião, quando Deus quer falar conosco simplesmente abra a Bíblia, é através dela que é nos revelado o que acontece, aconteceu e há de acontecer, a pessoa que diz ter um revelação de Deus em uma de suas orações, quero dizer que Deus se revela através da Fé na palavra d`Ele, nos antepassados na época de Abraão, Isaac Jacó etc, Deus falava sim face a face com o Homem, mesmo assim não conseguiam olhar para a grandeza de Deus, hoje temos a Bíblia escrita pelos profetas e homens de Deus do passado, e é através dela que Deus nos revela, ali lemos meditamos e Deus fala conosco, fala no nosso coração, Deus não se materializa pra ninguém, Deixo aqui uma passagem Bíblica de Gênesis Capitulo 8 versos 20 Diz: Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar. 21 E o SENHOR aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz. 22 Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite. Umas das passagens bíblicas depois do diluvio, acredito que a pessoa que "previu" isso dando exemplo de Noé, pulou esse versíc

  • Pamella saraiva
    26 Jul 2016 às 08:17

    Eu não descarto a possibilidade da barragem se romper, temos como exemplo a barragem de minas que foi notícias pelo mundo inteiro... Temos que nos preocupar sim, e de alguma forma tentar saber se estão verificando algum problema na barragem e que possa vir a ser um desastre para Cuiabá... Hoje tenho 27 anos e quando eu tinha 15 anos já ouvia falar que a barragem teria sim um problema nas suas estruturas!!! Só Peço a Deus que nada disso aconteça nem em Cuiabá e nem em lugar nenhum.

  • JOSINEY JOSÉ
    25 Jul 2016 às 18:02

    Marcelo...ela é professora, mas está com perturbação mental.!!! Tenho dó dos alunos dela.

Sitevip Internet