Imprimir

Notícias / Política MT

'Abílio tem legitimidade para buscar pré-candidatura', diz Wellington ao negar pressão por recuo

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

O senador licenciado Wellington Fagundes refutou a possibilidade de recuo do deputado federal Abílio Júnior, do projeto de candidatura à Prefeitura de Cuiabá. O parlamentar estaria sendo pressionado por lideranças da direita a continuar no Congresso.

Leia também
'A direita não vai votar no Abílio, ele precisa continuar na Câmara Federal', diz Ritela ao defender recuo de deputado


Wellington, no entanto, afirma que Abílio tem legitimidade para se pré-candidatar. “Dentro do PL não. Já está definido que dentro do partido, se ele quiser candidatura, ele tem prioridade. Tem o vereador Chico 2000 com condições e outros nomes que poderão ser colocados. Natural a candidatura do Abílio, pois foi eleito deputado federal com ótima votação. É legítima, mas não é única”.

Surpresa em 2022 na disputa pelo Governo de Mato Grosso, o Pastor Marcos Ritela (PTB) defendeu o recuo da pré-candidatura do deputado federal. De acordo com o religioso, a direita já decidiu que o parlamentar não tem o perfil adequado para o Poder Executivo e deve permanecer no Congresso, para o mandato pelo qual foi eleito.

Ritela afirmou que um grupo da direita, até com aliados de Abílio, deve procurar o deputado para convencê-lo a recuar e permanecer na cadeira de deputado, defendendo as pautas conservadoras. O pastor, no entanto, não revelou nomes de filiados ao PL que defendem o seu nome na disputa e não o do deputado.

Ainda de acordo com Ritela, Abílio tem demonstrado queda nas pesquisas, o que mostra o entendimento da direita sobre a necessidade de uma segunda opção para o Alencastro. No levantamento do MT Dados, o deputado caiu para 18% das intenções, enquanto o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União) disparou para 32%.
Imprimir