Imprimir

Notícias / Política MT

Psol inicia tratativas com a Rede e reforça possibilidade de aliança inédita com PT em Cuiabá

Da Redação - Airton Marques

O Psol, que sempre apresentou candidatura própria nas eleições municipais dos últimos anos, inicia nesta semana as discussões para formação das candidaturas para o pleito de outubro. A direção da legenda tem uma reunião com representantes da Rede – com quem forma uma federação – marcada para a sexta-feira (23).

Leia também
Virginia afirma não guardar mágoas de Botelho e avalia apoio: ‘quero saber o compromisso com social’


Acostumado a lançar candidaturas em chapa pura (sem coligação), a legenda em Mato Grosso se viu obrigada, desde 2022, a discutir os rumos eleitorais com a Rede, que tem representatividade menor no estado. De acordo com o presidente regional do Psol, José Roberto, as discussões ainda são iniciais e os partidos devem buscar consenso, tanto na majoritária quanto na chapa proporcional – que deve mesclar candidatos de ambas as legendas.

José Roberto ainda reforçou que o grupo já vem dialogado com o PT em Cuiabá, mantendo a possibilidade de uma aliança inédita na capital. O presidente, no entanto, se negou a demonstrar preferências sobre candidatura própria ou aliança com a federação dos partidos de esquerda (PT, PV e PCdoB).

“A gente já tem conversado, mas depende das discussões. Questão a ser decidida de última hora. Na política a questão pessoal não é muito levada em consideração. Vamos discutir no diálogo, minha preferência pouco vai importar”, afirmou, ao Olhar Direto.

Caso decidam pela composição, Psol e Rede podem participar das discussões em torno do nome a ser lançado para a disputa. No PT, o deputado estadual Lúdio Cabral venceu eleição interna e foi confirmado como pré-candidato pela direção municipal.

A direção estadual, no entanto, afirmou que tal decisão será desconsiderada, já que em municípios com segundo turno, a definição será feita pela Executiva nacional. Reunião com representantes da federação e de siglas aliadas deve ocorrer nas próximas semanas, com expectativa de resolução até abril.
Imprimir