Imprimir

Notícias / Política MT

Laudos da Polícia Federal respaldam prisão da esposa do deputado Riva

Da Redação - Jardel Arruda

Ao contrário do vêm sustentando alguns líderes políticos, a prisão da fazendeira de Juara e empresária Janete Riva, esposa do deputado estadual José Riva, teria sido respaldada em laudos periciais da Polícia Federal (PF) durante inquérito que apurou crimes ambientais no ambito da Secretaria estadual do Meio Ambiente, com participação de servidores daquela pasta e em conluio com supostos grupos empresariais.

Janete foi presa durante a Operação Jurupari, deflagrada na última sexta-feira (21) pela Polícia Federal para reprimir crimes ambientais como a extração de madeira, transporte e comércio ilegal de produtos amazônicos. O pedido de prisão da empresária foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF). 

Ao todo, foram expedidos 91 mandados de busca e apreensão e 91 mandados de prisão preventiva em diversos municípios de Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio Grande Sul e Espírito Santo.

Segundo fontes da PF, pelo menos dois laudos periciais comprovariam que a retirada de 60 mil metros cúbicos de madeira da área pertencente a Janete Riva, o equivalente a 1,5 mil caminhões, teriam sido comercializados com planos de manejo e de exploração de madeira fraudados, colocando em evidência o envolvimento dos servidores da Sema. As autorizações para o transporte também conteriam irregularidades nas concessões.

Além disso, consta de um dos laudos periciais que a aprovação da Licença Ambiental Única (LAU) e a Autorização de Exploração de madeira também conteriam com graves irregularidades. Essas infrações teriam causado um prejuízo de R$ 38,19 milhões ao erário, quantia que deixou de ser recolhida para os cofres públicos.

Os atos perpetrados por Janete Riva, em tese, teriam infringido os artigos 155 (furto), 299 (falsidade ideológica) e 304 (fazer uso de documento falso) do código penal e os artigos 15, 38, 46, 50A, 68 e 69A da lei 9.605, conhecida como a ‘Lei dos Crimes Ambientais’, que dispões sobre sanções administrativas e penais sobre atividades lesivas ao meio ambiente. A avaliação seria da própria PF, corroborada pelo MPF.

Sem esconder sua indignação com a prisão de sua esposa, o deputado Riva sustenta que o pleito do MPF teve sim viés político, assim como a decisão do juiz federal Julier Sebastião da Silva, da Primeira Vara Federal. Ele promete ir ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para denunciar o magistrado.


Mais informações amanhã ou a qualquer momento/Primeira atualização às 23h39/Segunda atualização às 07h01
Imprimir