Imprimir

Notícias / Economia

Consumo de energia do país volta a registrar variações durante jogo do Brasil na Copa

ABr

Mais uma vez o consumo de energia elétrica durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul sofreu alterações. Como ocorreu na partida contra a Coreia do Norte, na última terça-feira (15), no jogo do Brasil contra a Costa do Marfim, ontem (20), o Operador Nacional do Sistema (ONS) registrou que até as 15 horas houve uma queda gradual do consumo, subindo às 15h10.

Com o início do jogo, às 15h30, e durante todo o primeiro tempo, a carga do sistema foi reduzida a uma taxa de 33 megawatts (MW) por minuto. Essa redução é considerada normal pelo ONS, uma vez que muitos torcedores se reúnem em um mesmo local para assistir ao jogo.

A carga voltou a crescer no intervalo, quando as pessoas, em geral, resolvem comer alguma coisa e abrem abrem geladeiras, acionam outro pio de eletrodoméstico ou tomar um banho, por exemplo. A variação no intervalo do jogo, equivale à soma do consumo do Espírito Santo e do Distrito Federal. Em apenas dez minutos, ela cresceu 2.630 MW, de acordo com o ONS.

O consumo de energia voltou a cair quando recomeçou a partida. Logo após o término do jogo, porém, ele atingiu uma carga de 10.720 MW, correspondendo ao consumo de energia da Grande São Paulo no horário de pico. Nos 20 minutos seguintes, a carga continuou crescendo a uma taxa de 43 MW, devido à entrada da iluminação pública.
Imprimir