Imprimir

Notícias / Cidades

Estado para fornecimento de medicamento e criança morre

De Sinop - Alexandre Alves

Matheus Modesto, de 13 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (19), em Sinop, após o Estado ter deixado de fornecer a ele medicamento de alto custo. A criança tinha uma doença genética chamada Niemann-pick tipo C, causada por falha no transporte intracelular de colesterol que se acumulava no organismo e causava graves danos neurológicos.

Desde 2008, por força de liminar, a Secretaria de Estado de Saúde disponibilizava para a família de Matheus um remédio importado, denominado Miglustat, ao custo de R$ 28 mil por caixa. Todavia, há dois meses o Estado deixou de fornecer o remédio. 

De acordo com a mãe da criança, Márcia Regina Modesto, assim que o menino parou de tomar o medicamento começou a sofrer, sentir fraqueza por todo o corpo e feio a falecer. A informação é da TV Centro América

Márcia Modesto disse que a doença começou a evoluir após a suspensão da medicação, com agravamento nas três últimas semanas. Desesperada, Márcia procurou a Secretaria de Saúde de Sinop e foi informada que o remédio estava em falta em todo o Estado.

Contudo, a mãe procurou o fornecedor do produto e foi informada que a Secretaria de Estado de Saúde não havia mais feito o pedido e que o Miglustat estaria disponível. Por meio de nota, a Secretaria de Estado disse que solicitou o prontuário da criança para analisar se a falta do remédio foi a causa da morte.

Nesta terça-feira, o secretário estadual de Saúde, Augusto Amaral, só não foi preso por descumprir determinação judicial por causa de intervenção do procurador-geral do Estado, Dorgival Veras Gadelha. Um oficial de Justiça foi até a Secretaria com ordem de prisão, já que o Estado estaria descumprindo decisão de disponibilizar um leito para um paciente de Cuiabá.

Porém, o oficial voltou sem prender o secretário, já que o leito teria sido disponibilizado hoje à tarde, conforme afirma o procurador Dorgival.
Imprimir