Imprimir

Notícias / Política MT

Suplente de Riva estuda recusar posse na Assembleia

De Sinop - Alexandre Alves

O vereador por Sinop, Gilson de Oliveira, terceiro suplente do Partido Progressista nas eleições de 2006, mas que hoje é o primeiro da lista sucessória, analisa não aceitar a vaga do deputado estadual José Riva, caso este seja mesmo afastado da Assembleia Legislativa por causa da cassação do mandato no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Riva vai recorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido de liminar para se manter no cargo até julgamento do mérito. Porém, caso não obtenha êxito no ‘efeito suspensivo’, o Poder Legislativo de Mato Grosso poderá ser acionado pelo TRE para empossar um suplente.

Gilson, por sua vez, q ue tem mais dois anos e cinco meses de mandato na Câmara de Sinop garantidos, encontra-se receoso em pedir renúncia do cargo de vereador. “É uma situação muito complicada, pois o mandato de deputado encerra em dezembro. Além disso, José Riva pode, em alguns dias, conseguir recurso no TSE e Gilson ficar sem cargo nenhum”, relatou, ao Olhar Direto, uma fonte ligada ao vereador.

O progressista é candidato a deputado estadual nas eleições de outubro, mas não há certeza da eleição, já que e a campanha para deputado em Sinop vai ser acirrada, com seis candidatos, além dos ‘forasteiros’, que também vão ‘garimpar’ votos no município. “Se houvesse a certeza da eleição, ele renunciaria e assumiria a Assembleia caso Riva seja afastado, mas no atual cenário é muito arriscado”, completa a fonte.

Outro fator também pesa. O vereador sinopense é um dos cotados para eleição da mesa diretora do biênio 2011/12. O medo é trocar o mandato de vereador por vaga de cinco meses na Assembleia, não se eleger em outubro próximo, e ainda perder a chance de comandar o Legislativo municipal por dois anos.

Contudo, o parlamentar também analisa como explicar para o eleitor, em plena campanha para deputado, o fato de ter recusado assumir vaga do titular na Assembleia, mesmo que temporariamente.


Imprimir