Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Para pesquisador, cientistas estrangeiros

R7

O Brasil é dono da maior biodiversidade do mundo, com enorme potencial para o desenvolvimento de remédios, cosméticos e outra tecnologias baseadas em produtos naturais.

O químico William Fenical, da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), nos Estados Unidos, diz que mesmo com todas essas qualidades, o país nunca conseguirá tirar proveito desse potencial se não controlar seu medo da biopirataria e se abrir para parcerias com cientistas e empresas internacionais, que possuem a infraestrutura e os recursos necessários para fazer esse tipo de desenvolvimento.

- Desenvolver uma droga consome pelo menos dez anos de pesquisa e US$ 1 bilhão. E, ainda assim, só uma em cada dez candidatas chega de fato ao mercado. Quem é que vai fazer esse investimento no Brasil?

O químico esteve no país na semana passada para um evento sobre biodiversidade marinha do programa Biota, da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Sem uma indústria farmacêutica de grande porte, e com o trabalho de pesquisa dificultado por uma série de amarras regulatórias e incertezas jurídicas, o Brasil não tem como desenvolver produtos naturais de alta tecnologia sozinho. Por isso a necessidade de parcerias internacionais, argumenta Fenical.

O problema é que, segundo ele, cientistas e empresas estrangeiras têm medo de vir ao Brasil.

- A impressão é de que o Brasil é um país fechado, controlado pelos militares e pelos burocratas; que tudo é proibido, e que sempre vai ter alguém acusando-o de ser um biopirata. Por isso ninguém quer vir fazer pesquisa com biodiversidade aqui, apesar do enorme potencial.


Confira também
Leia mais notícias do Brasil e do mundo

Crie seu e-mail @r7. É fácil, rápido e grátis
Diretor do Centro de Biotecnologia e Biomedicina Marinha do Instituto Scripps de Oceanografia da UCSD, ele é um dos pioneiros na pesquisa de produtos naturais provenientes da biodiversidade marinha - que tipicamente não recebe tanta atenção quanto a das florestas tropicais. Seus estudos atualmente são focados em microrganismos que vivem no leito oceânico. Algo que o Brasil tem de sobra, com mais de 8.000 km de costa.

- O potencial dessa área no Brasil é praticamente ilimitado. O país é banhado por um gradiente de três zonas oceânicas [temperada, subtropical e tropical], e tem ainda a foz do rio Amazonas, que despeja quantidades imensas de matéria orgânica, sedimentos e nutrientes no mar, criando uma grande variedade de habitats para microrganismos marinhos
Imprimir