Imprimir

Notícias / Turismo

Turistas em Salvador têm serviço de escolta de PMs à paisana

Jornal de Turismo

Em Salvador, a Deltur (Delegacia de Proteção ao Turista) disponibiliza, de forma gratuita, escolta de policias militares a paisana a grupos com dez ou mais turistas – estrangeiros ou brasileiros – que solicitem o serviço. A medida já funcionava em caráter experimental desde o ano passado, mas era restrita ao período de Carnaval. Com o aumento de casos de assaltos e roubos a turistas na capital baiana, a escolta pode ser requerida durante todo o verão: só neste mês, foram dez solicitações feitas a Deltur.

Segundo informações publicadas pela “Folha Online”, o número de homicídios na Grande Salvador aumentou em 31,5% de 2007 para 2008. Apenas no período de 6 de dezembro a 6 de janeiro, houve 71 ocorrências de furtos e roubos contra turistas.

No dia 15 de janeiro, uma tentativa de assalto a um micro-ônibus terminou com dois turistas feridos a tiros. Outro incidente grave ocorreu no fim de 2008, quando um casal de franceses foi agredido na ilha de Itaparica.

O pedido de escolta deve ser encaminhado por uma agência de viagem contendo o itinerário da visita. No mínimo dois policiais são escalados para a escolta. A Deltur afirma que o número de dez turistas foi estipulado porque a proteção seria inviável com grupos menores.


Imprimir