Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Cientistas descobrem gene que "protege" contra alcoolismo

Terra

Cientistas da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, realizaram pesquisa na qual identificam gene que protege algumas pessoas do alcoolismo. O gene torna seus portadores mais sensíveis ao consumo de bebida alcoólica, os impossibilitando de ingerir tanta bebida quanto outras pessoas. Com informações da Agência Fapesp.

Estudos anteriores já apontavam que pessoas que rapidamente ficam embriagadas têm menos propensão a se tornarem alcoólatras. A pesquisa divulgada esta semana descobriu o gene indiretamente responsável por efeito protetor em 10% a 20% da população mundial.

Segundo um dos autores do estudo, Kirk Wilhelmsen, cientista da universidade, "a ligação entre alcoolismo e o gene é dura de ser realizada, porque as causas do alcoolismo são diversas". A pesquisa analisou 248 casos, encontrando fortes ligações.

O gene, de nome CYP2E1, tem grande efeito na maneira a qual o cérebro percebe o álcool e, segundo o cientista, esta é uma razão para as pessoas se tornarem alcoólatras.

O estudo foi realizado com estudantes de faculdades americanas, a maioria com familiares alcoólatras. Os participantes tomaram, cada um, três doses de bebida e foram perguntados como se sentiam após beber. Os cientistas determinaram a sequencia genética de cada estudante e usaram as informações para comparações. Nos estudantes que se sentiram mais embriagados, foi constatada a existência do gene protetor
Imprimir