Imprimir

Notícias / Educação

Educação de Jovens e Adultos se consolida em MT

Da Redação/Com Assessoria

Em 2008 a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) investiu fortemente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os grandes destaques ficaram por conta da criação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA’s); da elaboração das Orientações da EJA - que norteiam as práticas na sala de aula; capacitações para os profissionais que atuam na área; distribuição de merenda escolar com recursos próprios da Seduc e preparação de material didático específico.

O Fórum Permanente de discussão da Educação de Jovens e Adultos também foi valorizado este ano, com a instalação de 18 fóruns para debater a elaboração e execução de políticas públicas para a modalidade.

Também em 2008 a aplicação do Exame Supletivo oportunizou a evolução dos processos de ensino dos estudantes de EJA, com a instalação de duas novas formas de avaliação. As provas atenderam o público que buscou a diplomação por área de conhecimento e por disciplinas.

Por meio do Programa Letração/Brasil Alfabetizado, somando as etapas desde 2003, foi atingida a marca de 60 mil jovens e adultos alfabetizados em Mato Grosso.

O Estado tem hoje 322 escolas com cursos de EJA, sendo seis delas adaptadas para atender especificamente a modalidade. “Foram concretizadas ações significativas para dar chance às pessoas que não completaram o curso no período convencional”, destaca o gerente da EJA/Seduc, Sávio Brito.

Para 2009, há a previsão de implementação de mais dezessete CEJA´s.


Imprimir