Imprimir

Notícias / Esportes

Federação Espanhola multa Kanouté por manifestação pró-Palestina

Folha Online

O atacante malinês Frédéric Kanouté, do Sevilla, foi multado pela RFEF (Real Federação Espanhola) por ter mostrado uma camiseta pró-Palestina ao comemorar um gol na vitória por 2 a 1 do seu time 2 a 1 sobre o La Coruña, na quarta, pela Copa do Rei. 

A manifestação contrária aos ataques de Israel na Faixa de Gaza vai contra o artigo 120 da entidade, que proíbe que atletas levantem a camiseta do time para exibir qualquer tipo de propaganda, mensagem ou desenho.

Segundo a RFEF, Kanouté foi punido por ter utilizado a camiseta como plataforma para difundir uma mensagem, e não pelo caráter político da mesma.

"Isso é algo que eu tinha que fazer. Todos deviam se sentir um pouco responsáveis por uma injustiça tão grande. Sou 100% responsável pelo que fiz e não me importo com a punição", disse Kanouté, a rede de TV Telecinco.

A ação do atacante foi elogiada pela embaixada da Palestina na Espanha, que agradeceu o apoio dado pelo jogador.

"É um passo muito importante dado por ele. O atacante do Sevilla demonstrou ser uma pessoa muito valente apoiando nosso povo em um ato público", disse Mahmud Aluanen, conselheiro da embaixada palestina, à Rádio Marca.

A Federação Espanhola não anunciou o valor da punição recebida pelo atacante. Segundo rumores da imprensa do país, a multa deve oscilar entre 2 e 3 mil euros (entre R$ 6,2 e 9,3 mil). 

Imprimir