Imprimir

Notícias / Política MT

Bancada quer rapidez para licenças da BR-242 e Ferronorte

De Brasília - Vinícius Tavares

O secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística de Transportes, Francisco Vuolo, e os deputados Wellington Fagundes (PR), Neri Geller (PP), Roberto Dorner (PP) e Homero Pereira (PR) pediram agilidade para a concessão de licença ambiental para trechos da ferrovia Ferronorte e da BR-242.

O pedido foi feito ao presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Curt Trennepohl, que se comprometeu em analisar com cautela e atenção os pedidos para acelerar a emissão da licença para estas duas obras, consideradas prioritárias para Mato Grosso.

“O Ibama questiona a presença de passagens de animais em alguns trechos da Ferronorte. Queremos que o Ibama resolva este impasse com análise técnica para que a ferrovia chegue a Rondonópolis e depois s Cuiabá, fazendo a interligação com a ferrovia centro-oeste”, destacou Wellington.

Em relação à BR-242, que liga a região Norte ao Araguaia, o Ministério dos Transportes anunciou que fará mudanças no traçado da rodovia devido à presença de comunidades indígenas.

“Vamos analisar caso a caso. Estamos estudando a possibilidade de fazer estes financiamentos em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente se for necessário para acelerar o processo de emissão do licenciamento”, disse o presidente do Ibama.

“Temos mais de mil homens trabalhando na BR-242. Nos próximos dias técnicos do Ministério dos Transportes farão visitas ao local onde existem as comunidades indígenas para buscar uma solução”, acrescentou Wellington.
Imprimir