Imprimir

Notícias / Política MT

Deputados de MT participam de reunião na sede da Embrapa

Da Assessoria

O deputado federal Neri Geller(PP-MT), acompanhado do coordenador da bancada mato-grossense Welington Fagundes(PR), e dos deputados Roberto Dorner(PP), Valtenir Pereira(PSB) e Ságuas Morais(PT) estiveram presentes numa reunião na sede da Embrapa em Brasília nesta quarta-feira 1, para receber informações a respeito da Embrapa Agrossilvipastoril localizada no município de Sinop, norte do estado. Esta filial tem uma área experimental de 612 hectares e desenvolve trabalhos de pesquisa e transferência de tecnologia. Dentre suas funações, está a de viabilizar soluções tecnológicas sustentáveis para os sistemas integrados de produção agropecuária em benéfico da sociedade.

Na ocisão, Neri Geller disse que acompanhou a articulação para a instalação da Embrapa-Sinop e que municípios como Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum já se beneficiaram desse pólo de conhecimento. “Sou apaixonado pela pesquisa e a Fundação Rio Verde também tem sido um irradiador de tecnologia, tanto que realizou na última semana em Lucas, o Encontro Nacional de Tecnologias de Safras (Entec$ 2011), uma das mais importantes feiras de agronegócio brasileiro e a Embrapa participou do evento com um estande institucional, com palestras de pesquisadores e com a apresentação de tecnologias para as culturas do feijão, feijão-caupi, milho, sorgo e girassol”, relatou Geller.

Além da Embrapa Agrossilvipastoril, que já se prepara para inaugurar seu centro de pesquisa em Sinop, participaram do evento outras cinco Unidades: Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Soja, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Transferência de Tecnologia e Embrapa Meio-Norte.

“A Embrapa já atua com diversas unidades em Mato Grosso e queremos trazer outros centros de pesquisa além destes que já estão conosco. Queremos ser o vetor de uma nova fase de desenvolvimento que o estado já vem vivendo, que é a do desenvolvimento sustentável”, afirmou João Flávio Veloso, chefe-geral da Embrapa-Sinop.

O deputado Geller salientou o importante papel que a Embrapa terá no desenvolvimento da atividade agropecuária no estado, sobretudo em relação aos cerca de 140 mil pequenos agricultores mato-grossenses. “A produção passa pela pesquisa e tecnologia e Mato Grosso tem um potencial astronômico. Um exemplo é o consumo de peixes, cada vez maior e que pode beneficiar cerca de 90 mil famílias assentadas lá” argumentou o deputado. A Embrapa-Sinop já está com um laboratório de nutrição de peixes e tem procurado envolvimento com alguns assentamentos, como é o caso de doze deles no município de Confresa.

Segundo o diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento, Maurício Lopes, os trabalhos de transferência de tecnologia que serão desenvolvidos pela Embrapa Agrossilvipastoril para capacitação continuada de técnicos que atuam nas cadeias produtivas do leite, da fruticultura, da olericultura e da mandiocultura são importantes para os pequenos produtores, pois leva novas idéias de culturas para investimentos e maneiras corretas de manejo.

Os deputados presentes colocaram toda a bancada de Mato Grosso à disposição da Embrapa.

Entec$ 2011 - Além das palestras e de um estande institucional, a Embrapa também apresentou tecnologias desenvolvidas para as culturas do feijão, feijão-caupi, sorgo, girassol e milho. Em uma área demonstrativa foram plantadas cinco cultivares de feijão comum (BRS Estilo, BRS Requinte, BRS Embaixador, BRS Campeiro, BRS Explendor); três de feijão-caupi (BRS Guariba, BRS Marataoã e BRS Nova Era); três de sorgo, sendo uma granífera (BRS 310), uma forrageira (BRS 655) e uma para corte e pastejo (BRS 802); além de duas cultivares de girassol (BRS 323 e BRS 322).

No caso do milho, foram apresentadas três formas diferentes de produção, uma com alta tecnologia, outra com tecnologia média e uma terceira com uso de baixa tecnologia. O objetivo foi o de comparar os custos de produção e a produtividade para verificar qual a melhor relação custo-benefício, sobretudo no plantio de safrinha, quando a cultura é mais utilizada em Mato Grosso.

Os visitantes da Entec$ 2011 também puderam acompanhar os resultados da safra 2010-2011 do programa Soja Livre, realizado pela Embrapa em parceria com a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) e com a Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange). Por meio de gráficos, foi possível ver o desempenho de 18 cultivares de soja convencionais em três regiões de Mato Grosso. Uma das áreas avaliadas, inclusive, foi instalada na Vitrine Tecnológica da Embrapa Agrossilvipastoril.
Imprimir