Imprimir

Notícias / Esportes

Campeã brasileira com a Unilever, Juliana Nogueira vai integrar a seleção principal

Da Assessoria

O sorriso da oposta Juliana Nogueira diz tudo: está feliz da vida. E não é para menos. A jogadora, que em abril conquistou o título da Superliga Feminina de Vôlei pela Unilever, acaba de receber outra grande notícia: fará parte da seleção principal na disputa da Copa Pan-Americana, entre os dias 29 de junho e 9 de julho, no México. Mais uma importante conquista para a oposta de 22 anos, natural de Americana (SP), que, pela primeira vez, chega à seleção principal. Juliana integra a seleção B e, no final da semana passada, foi convocada pela comissão técnica para disputar a competição no México.

"Parece um sonho. Tudo está acontecendo rápido demais. Primeiro, o título da Superliga. Depois, a nova convocação para a seleção B, em que joguei no ano passado. Agora, a notícia de que vou disputar um torneio pela seleção principal... Como na Unilever, vou ser reserva da Sheilla, o que é sempre uma grande responsabilidade. Só posso dizer que estou feliz demais e vou dar o melhor de mim para ajudar o time", diz Ju Nogueira, que recebeu o carinho das companheiras da Unilever nesta segunda-feira pela manhã, quando aproveitou a folga na seleção para rever as amigas de clube.

Mas sua vida nem sempre foi fácil. Juliana, que começou a jogar em uma escolinha em Santa Bárbara D´Oeste (SP), passou pelas equipes de Rio Branco (Americana/SP) e Finasa/Osasco, ainda na categoria juvenil. Em 2007, aceitou um convite para jogar no Zeiler Köniz, da Suíça, onde atuou no time adulto. Tinha, na época, 19 anos e viajou sozinha. "Fomos eu e Deus. A experiência foi muito bacana, amadureci bastante", conta. Na volta da Suíça, uma tendinite no ombro direito deixou a jogadora desanimada. "Pensei até em parar de jogar", revela. Recuperada da lesão, integrou as equipes do Uniara (Araraquara/SP) e do Mackenzie (Belo Horizonte/MG), em 2009, quando disputou sua primeira Superliga, até chegar à Unilever, na temporada 2010/11.

"Não tem jeito. Chegar à seleção principal é o objetivo de todo atleta. O grupo é muito forte. Fazer parte do time é ótimo e agora quero ir conquistando meu espaço. Já me sinto bem acolhida, pois, além da Sheilla, estarei ao lado da Fabi, da Mari e da Juciely, todas da Unilever", comemora.

Segundo Helio Griner, assistente-técnico da Unilever, Juliana é uma jogadora de muito potencial, que certamente vai saber aproveitar bem a oportunidade. "Ela tem talento, vontade, altura e força. Na temporada passada, soube aproveitar os momentos em que esteve como titular no time da Unilever e tem tudo para fazer um bom trabalho na seleção", destaca.

Na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, zona sul do Rio, Griner e Ricardo Tabach, também assistente-técnico da Unilever, seguem orientando os treinos diários com seis jogadoras: as levantadoras Fernanda Venturini e Roberta; a ponteira Amanda; a líbero Juliana Perdigão e as meios-de-rede Mara e Ana Carolina. Além das atletas que integram a seleção principal, o time da Unilever está desfalcado de Régis e Valeskinha, que integram a seleção brasileira militar. A ponteira Natália permanece em recuperação de cirurgia para a retirada de um tumor benigno da canela esquerda. O técnico Bernardinho segue no comando da seleção brasileira masculina.
Imprimir