Imprimir

Notícias / Política MT

Inércia e falta de recursos da União irrita parlamentares das cidades-sede

Da Redação - Alline Marques

A inércia do governo federal diante das obras da Copa do Mundo de 2014 irritou os deputados federais e senadores que participaram do Fórum Legislativo das Cidades-Sede e já pensam em se organizar para cobra mais participação da União, principalmente, com relação aos recursos. Até o momento, o governo do Estado se viu obrigado a recorrer aos financiamentos, endividando Mato Grosso, para conseguir concretizar a matriz de responsabilidade acordada com a Fifa.

A reclamação partiu do deputado federal Valtenir Pereira (PSB) que cobrou um posicionamento do governo Federal sobre os investimentos nas obras da Copa. “Estamos preocupados com a falta de recursos do governo Federal nas obras da Copa. Estamos fazendo um esforço para contrair dívidas, mas é responsabilidade do governo federal investir na Copa”, afirmou durante a abertura do Fórum, realizado na manhã desta segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa .

Segundo o parlamentar, Cuiabá precisará de um investimento médio de até R$ 8 bilhões para realizar a Copa do Mundo e existe a preocupação do interior acabar sendo prejudicado, já que os recursos para o evento estão saindo do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que ajuda, principalmente, a construção de rodovias nos municípios afastados da capital.

“Qual é a responsabilidade do governo Federal com a Copa? Não podemos endividar Mato Grosso que já prejudicado com a Lei Kandir e com a dívida que leva quase R$ 1 bilhão dos nossos cofres. Por isso eu pergunto: qual será a responsabilidade da União com Mato Grosso?”, questionou indignado.
Imprimir