Imprimir

Notícias / Política MT

'Governos tem que priorizar questões de hidrovias'

De Brasília – Bruno Cassiano

O deputado federal Homero Pereira (PR/MT) destacou que o governo federal e estadual tem que priorizar as questões das hidrovias no país e no estado. A avaliação do congressista foi dada durante a mediação do II Seminário Portos e Vias Navegáveis – Um olhar sobre a infraestrutura que ocorreu nesta quinta-feira (22), na Câmara dos Deputados.

“O que vemos é que o governo ainda não priorizou a questão das hidrovias. É ter recursos para as hidrovias se tornar prioridades no nosso país”, pontuou no evento.

De acordo com o deputado, falta vontade política em querer melhorar o escoamento da produção brasileira e até mesmo para o exterior utilizando as hidrovias, colocando o país mais competitivo no mercado.

“O governo tem que requer, pois ele que é o dono do caixa. Ao invés de gastar 30 bilhões de reais para construir o trem bala, se tivesse vontade política de redirecionar esses recursos para construir essas hidrovias iria aumentar competitividade da nossa produção”, destacou em entrevista ao Olhar Direto.

Para o parlamentar mato-grossense, o debate sobre uso das águas brasileiras somente gira entorno da exploração energética do país. Ainda segundo Homero, a concepção do uso das hidrovias ainda é pouco explorada pela sociedade.

“A concepção do uso das águas só se dá dentro da exploração energética e não da visão de transportar nossa produção. Temos que superar e ampliar essa questão. No futuro podemos ver nosso país mais competitivo navegando nos nossos rios”, ressaltou.
Imprimir