Imprimir

Notícias / Política MT

Júlio, Sávio e Lúdio requerem audiência pública para debater a estadualização do PS de Cuiabá

Da Assessoria/ Câmara de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou requerimento para a realização de audiência pública para discutir a estadualização do Pronto Socorro de Cuiabá e Várzea Grande, bem como a administração dessas unidades pelas OSSs (Organizações Sociais de Saúde). A audiência foi requerida pelo presidente do Legislativo, vereador Júlio Pinheiro (PTB), e pelos vereadores Domingos Sávio (PMDB) e Lúdio Cabral (PT).

A ideia é promover um amplo debate com a sociedade e os segmentos interessados sobre a proposta de transferir a administração dos dois hospitais municipais para o governo de Mato Grosso. O governo do Estado, por sinal, sinalizou que pretende entregar a gestão desses hospitais para as OSSs, como ocorre, atualmente, com o Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Para Domingos Sávio, ao propor a audiência, a Câmara exerce o seu papel fiscalizador e se municia de informações sobre “a forma como o novo modelo de gestão vai funcionar na prática”, até porque, segundo ele, a saúde pública é um tema que afeta a população.

No requerimento, os parlamentares também argumentam que o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá é um patrimônio da população cuiabana e “a transferência desse patrimônio do Município ao Estado não deve apenas ser uma decisão do Executivo”. Na opinião de Júlio Pinheiro, “é preciso esgotar os debates para que ninguém tenha dúvidas quando for aprovado esse novo modelo de gestão”, afirmou.

O vereador Lúdio Cabral pontua a necessidade de todos conhecerem bem os termos em que está sendo realizada a transferência do Pronto Socorro de Cuiabá para o Estado de Mato Grosso, assim como “todas as consequências e o modelo de atendimento que se pretende implantar”.
Imprimir