Imprimir

Notícias / Política MT

Missão chinesa e governo de MT discutem ampliação da Ferronorte

De Brasília - Marcos Coutinho

Uma missão chinesa - diplomática e comercial - e representantes do governo de Mato Grosso se reúnem hoje (14/12) com o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, com o objetivo de discutir o projeto de ampliação da Ferronorte entre os municípios de Cuiabá (MT) e Santarém (PA), obra estimada em cerca de R$ 10 bilhões.

Concomitantemente, uma outra missão chinesa, da China Railway (companhia e trens), estará inspecionando o terminal de embarque da Ferronorte em Alto Taquari (município localizado a 479 quilômetros de Cuiabá).

No começo da semana, os chineses já percorreram o trecho entre a capital mato-grossense e Santarém para uma análise preliminar.

O governador Silval Barbosa (PMDB) e o secretário extraordinário de Logística e Transportes de Mato Grosso, Francisco Vuolo, estão em Brasília e deverão participar do encontro.

No mês passado, representantes da China Railway e do Banco de Desenvolmento Econômico da China estiveram com Barbosa e sinalizaram que pretendem investir no setor de logística em território mato-grossense.

O raciocínio dos chineses é simples: como Mato Grosso tem áreas que poderão ser utilizadas no aumento da produção de soja e milho, que são vitais para a economia do gigante asiático, segunda maior economia mundial, e como o estado fica longe dos portos, os investidores da China querem "encurtar" as distâncias entre a fronteira agrícola do Centro Oeste e os pontos de escoamento.

Mais informações em instantes
Imprimir