Imprimir

Notícias / Política BR

Taques critica tentativa de lobby de ex-presidente Lula com Mendes

De Brasília - Vinícius Tavares

O senador Pedro Taques (PDT-MT) criticou duramente o episódio envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, revelado em reportagem da revista Veja, na qual Lula teria oferecido proteção ao ministro do STF na CPI do Cachoeira em troca do adiamento do julgamento dos réus do Mensalão.

O parlamentar mato-grossense cobra o esclarecimento das denúncias e diz que o julgamento do mensalão e a CPI não podem ser prejudicados por conta deste episódio.

"É preciso que o fato seja esclarecido. Alguém têm que estar falando a verdade", afirma.

Para o senador, a atitude do ex-presidente Lula fere a autonomia e a independência entre os poderes. Segundo ele, o caso configura a interferência direta do poder executivo sobre as decisões do judiciário.

"Não é razoável que um ex-presidente da República procure um ex-ministro do Supremo para tratar do adiamento de um julgamento que envolve acusados de corrupção", acrescenta.

Em entrevista à Veja, o ministro disse que ficou "perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do ex-presidente Lula". Já o ex-presidente ainda não se manifestou sobre as acusações.




Atualizada às 10h
Imprimir