Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Cientistas investigam qualidades que tornam um homem "legal"

Terra

Quais características compõem um "cara legal"? Foi pensando nesta pergunta que pesquisadores decidiram fazer uma investigação empírica para descobrir quais qualidades estão ligadas a essa concepção. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Para isso, fizeram três experiências paralelas. Em primeiro lugar, fizeram um levantamento de qualidades ligados a um sujeito considerado legal. Em seguida, pediram às pessoas que rankeassem essas qualidades pelo quanto são desáveis, e, por último, que classificassem seus amigos a partir destas características.

Ilan Dar-Nimrod, que trabalha na University of Rochester Medical Center, e seu amigo, Ian Hansen, da York College, basearam a pesquisa na noção de que ser legal é ser atrativo e desejável. Sendo assim, pediram que 353 estudantes da University of Brithish Columbia apresentassem as palavras ligadas ao conceito de "legal".

Em seguida, eles responderam o quanto essas qualidades são desejadas e, por fim, classificaram seus amigos. Os resultados mostraram que a maioria das respostas obtidas pelos dois psicólogos tinha o foco principal na aparência. Eles também enxergam "sexy" e "gostoso" como alguém legal.

Além da aparência, os pesquisadores esperavam encontrar a rebeldia como um traço de alguém bacana, mas, ao contrário, o que prevaleceu foi a qualidade da "simpatia". Homens empreendedores, bem-sucedidos, abençoados na vida, voluntários em causas sociais, bem humorados e confiantes também foram citados.

Imprimir