Imprimir

Notícias / Variedades

Vírus podem atacar games e até celulares

Terra

O cenário que antes só víamos em filmes de ficção científica em breve chegará à realidade: os vírus de computador atingirão também os telefones celulares e videogames ligados à redes online. A previsão é de Vitor Souza, brasileiro que trabalha como diretor global da BitDefender, empresa com sede na Romênia que desenvolvei antivírus.

A empresa, que lança neste semestre no Brasil um antivírus voltado para o público que joga online, planeja lançar a partir de 2010 aplicativos voltados para consoles como o Xbox 360 e o Playstation 3.

"Estamos assistindo a um aumento nos vírus para estas plataformas. Se um vírus, por exemplo, descobre sua senha na Live, rede online do Xbox 360, ele tem acesso ao seu e-mail do Hotmail e de lá pode coletar dados", afirma Vitor Souza.

Segundo ele, a empresa está trabalhando em sistemas baseados no coneceito de cloud computing - no qual os sistemas são rodados a partir da internet, e não em um programa instalado em cada máquina.

Outro temor é quanto aos ataques a celulares e smartphones, coisa que já está ocorrendo em países como a China e o Japão. Com as pessoas carregando cada vez mais dados pessoais e de trabalho nos aparelhos celulares, uma conexão à internet pode acabar expondo informações. Por isso, sistemas de antivírus logo devem chegar a estes dispositivos também.

Vitor Souza afirma, anualmente, são criados mais de 8 milhões de variações de vírus. "Antes era aquela coisa de fazer uma brincadeira para se tornar 'famoso' no mundo da informática. Hoje esses criminosos têm uma estrutura como a do tráfico de drogas, com produtor, distribuidores e compradores".

Ainda segundo Souza, a "evolução" das ameaças é inevitável. "Ao mesmo tempo em que a tecnologia facilita a nossa vida, cria espaço para quem quer programar softwares nocivos. O que fazemos é tentar estar um passo à frente criando meios de proteção".


Imprimir