Imprimir

Notícias / Educação

UFMT homologa o vestibular unificado, estudantes se revoltam

Da Redação/Lucas Bólico e Kelly Martins

Os estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso, que realizam desde pela manhã protestos no campus de Cuiabá, estão nesse momento na sala da Reitoria e acompanhando a homologação da proposta de unificação dos vestibulares das universidades federais, com a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por 34 votos favoráveis, três contrários, quatro se abstiveram e outros quatro não votaram, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFMT, composto por 45 conselheiros, votou o novo modelo do Ministério da Educação (MEC).

Os estudantes estão revoltados com a decisão e, devido às discussões na sala da Reitoria, a reunião teve que ser suspensa por alguns instantes, na tentativa de acalmar os ânimos dos alunos. Em seguida, deverá retornar com o objetivo de definir como será aplicado o vestibular unificado em Mato Grosso.
A reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, defende que a proposta do MEC tem dimensões políticas e pedagógicas. Quanto às dimensões políticas, a utilização do Enem ao invés do vestibular tradicional, irá democratizar o acesso, principalmente aos alunos menos favorecidos economicamente, segundo ela. O novo sistema permitirá a disputa de cinco cursos em cinco diferentes faculdades, sem que o aluno precise se deslocar de sua cidade.
Imprimir