Imprimir

Notícias / eleições 2012

Eleitores e voluntários protestam com coleta de lixo eleitoral em Mato Grosso

Da Redação - Jonas da Silva

Diversos eleitores e voluntários suprapartidários limparam locais de votação de santinhos e outros materiais que foram jogados por cabos eleitorais e apoiadores. Eles percorreram 67 escolas neste domingo e recolheram 50 sacos plásticos de 20 litros. Os santinhos serão encaminhados para reciclagem.

As pessoas do movimento tiraram o ‘lixo eleitoral’ de grandes colégios de votação, como as escolas estaduais Presidente Médici, Liceu Cuiabano e Rita Caldas.

Diversos eleitores, durante votação nesta manhã reprovaram o despejo na madrugada de inúmeros santinhos. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) lançou uma campanha para diminuir o volume exagerado de materiais gráficos costumeiramente jogados nas calçadas e locais de votação.

O presidente do TRE-MT, desembargador Rui Ramos, informou à reportagem do Olhar Direto neste domingo que hoje é dia de eleição e não de jogar santinho nas ruas. “O eleitor já está esclarecido. Já se comprovou que isso não tem eficácia”, aponta.

O tribunal lançou uma campanha por eleições limpas e convidou os candidatos que fizessem doação à Justiça Eleitoral dos materiais que sobraram da campanha a partir de sábado.

Uma dos incentivadores da campanha de retirar santinhos de frente das escolas foi o candidato a vereador Faissal Calil (PSB). Ele veiculou nas mídias sociais antes da eleição uma ação para o chamado “Dia da Limpeza”. Eleitores elogiaram a iniciativa. Alguns ficaram surpresos com a a atividade e apoiaram a causa.
Imprimir