Imprimir

Notícias / Cidades

Maquinário usado para destruir construções em Suiá-Missú chega na região do conflito em Mato Grosso

Da Redação - Lucas Bólico

Chegaram na noite de ontem, no distrito de Estrela do Araguaia, em Alto Boa Vista (1.056 km de Cuiabá), os maquinários que serão usados para a desintrusão de não-índios da área demarcada como terra Xavante.

As máquinas pesadas chegaram em comboio por volta de 21h no local e passaram escoltadas pelo Posto da Mata, com destino ao acampamento do Exército, montado na Escola Agrícola de Alto Boa Vista.

A Força Nacional só aguarda o vencimento do prazo estipulado para saída voluntária para para começar a atuar na retirada dos produtores da região. Além de retro-escavadeiras, foram vistos caminhões caçambas.

Uma reunião entre autoridades políticas da região acontece hoje no Posto da Mata. O prefeito de São Felix do Araguaia, Filemon Limoeiro, não quis adiantar ao Olhar Direto que medidas os produtores rurais da Suiá pretendem tomar para evitar a desocupação prevista para começar na quinta-feira (6).

A expectativa é de que em uma busca por atenção das autoridades e na tentativa de pressionar por uma reversão da situação, os não-índios façam o bloqueio da BR 158. “Eu não sei desse bloqueio, mas minha preocupação é que haja conflito com a retirada”, completou Filemon que acredita que os produtores vão resistir à desocupação.
Imprimir