Imprimir

Notícias / Educação

Estudantes afirmam que ainda não conseguiram acessar notas do Enem

G1

Estudantes ouvidos pelo G1 afirmaram que ainda não conseguiram acessar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 que tiveram consulta liberada pelo Ministério da Educação na manhã do dia 28 de dezembro de 2012, ou seja, há seis dias. Para ver o resultado, o candidato precisa entrar no site do Enem, inserir seu CPF ou número de inscrição, além da senha cadastrada no sistema. O MEC afirma que o sistema funciona normalmente e os candidatos que eventualmente não tenham acessado as notas podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá as inscrições abertas na segunda-feira (7).

Lucas de Laia Fernandes de Sousa, de 18 anos, de São Paulo, diz que já tentou ver as notas pelo menos umas 30 vezes em horários diferentes. "Em alguns momentos nem o site entra. Uma vez consegui colocar o CPF e a senha, mas as informações não foram processadas. Não consegui falar com o MEC pelo 0800, a gente fica sem saber o que fazer." Lucas pretende utilizar a nota do Enem para disputar uma bolsa do Prouni no curso de turismo ou tecnólogo de logística.

Do Ceará, o estudante Paulo Siqueira, de 22 anos, enfrenta o mesmo problema. "Eu não desisti, tento de dia, de noite, de madrugada, mas tem horas que o site nem carrega." O candidato quer usar o Enem para cursar agronomia na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Outros candidatos ouvidos pelo G1 como Denise Faria Devides Batista, de 22 anos, Luciana Santos Silva, 18, e Nadia Miranda Souza, 30, também informaram que tentam ver as notas desde o dia 28 de dezembro, mas ainda não tiveram sucesso.

"Liguei no 0800 do MEC e me informaram que iriam passar o problema para a área responsável, mas não obtive retorno", afirma Nadia que quer usar o Enem para cursar administração em São Paulo.

Luciana diz que o site carrega, mas as notas não aparecem. Segundo ela, há muitos outros alunos na mesma situação. Já a candidata Stella Carla dos Santos, de Santa Cruz de Minas (MG), afirma que não conseguiu acessar o site pelo computador. "Só consegui visualizar as notas entrando pelo smartphone com o sistema Andrioid.

A assessoria de imprensa do Ministério da Educação informou que as notas do Enem são carregadas de forma automática no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que começa na próxima segunda-feira (7). Por isso, mesmo se o estudante não conseguir ver a nota pode participar da seleção normalmente.

Nesta quinta-feira (3), o MEC afirmou que o número de acessos às notas do Enem já alcançou o número de 4,1 milhões de candidatos que fizeram o exame.

O MEC informou que não tinha registros de falhas no acesso ao sistema e que os problemas citados deveriam ser casos pontuais. A recomendação do MEC era de que os candidatos com dificuldades seguissem tentando, ou entrassem em contato com a Central de Atendimento do ministério, pelo número 0800-616161, para relatar o problema.
Imprimir