Imprimir

Notícias / Política MT

Dnit anuncia em 15 dias parecer sobre propostas entre Cuiabá e serra

De Brasília - Vinícius Tavares

O Departamento Nacional de Infraestrutura da Transportes (Dnit) deve anunciar em 15 dias as notas oficiais obtidas pelos oito consórcios que apresentaram propostas em licitação para obras da BR 163. A segunda etapa da abertura de propostas foi finalizada nesta sexta-feira (8.2), em Brasília.

O trecho em disputa possui 42 quilômetros e se estende entre Cuiabá e a Serra de São Vicente. A concorrência envolve propostas para obras de adequação, duplicação, recapeamento, iluiminação e segurança da rodovia.

Preços oferecidos por consórcios ficam acima da referência do Dnit

Tal qual ocorreu na quinta-feira, quando da abertura de propostas para o primeiro trecho, entre Rondonópolis e Jaciara, nenhum dos consórcios apresentou preço aproximado ao referencial definido mas não divulgado pelo Dnit.

De acordo com o deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que acompanhou o lançamento da segunda etapa da licitação, em Brasília, a equipe técnica do Dnit vai analisar as notas obtidas pelos consórcios.

O preço proposto pelas empresas representa 70% do lance, enquanto 30% correspondem à técnica a ser utilizada pelas empreiteiras.

Wellington lembra que a concorrência ocorre por meio do Regime DIferenciado de Contratações (RDC) na forma de leião, na qual vence aquele grupo que apresentaros menores preços.

"O Dnit vai contratar aquelas empresas que apresentarem o menor preço e o melhor custo-benefício ao governo. Este é um modelo que dá mais segurança ao poder público", afirma.
Imprimir