Imprimir

Notícias / Cidades

Caos na Saúde resulta no fechamento de dois hospitais e prejudica população de 109 mil

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Alto Paraguai, Diamantino, Nova Marilândia, Nortelândia, Arenápolis, Nobres, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Santo Afonso e Nova Maringá. A população destes dez municípios, que chega a quase 110 mil cidadãos, já está sofrendo com o fechamento do hospital de Nortelândia, que não atende mais nenhum paciente desde o fim de 2012, e pode ser prejudicada com o fechamento do Hospital São João Batista, localizado em Diamantino.

Prefeitos vão se reunir com secretário para definir critérios de distribuição de verba
Silval limita repasse para Saúde e diz que os problemas estão resolvidos

Este último já tem até data programada para fechar: 30 de junho. O motivo alegado pelos gestores de Nortelândia e Diamantino é conhecido: falta de repasse da verba da Saúde pelo Governo Estadual.

De acordo com a Prefeitura de Diamantino, as cirurgias eletivas realizadas no Hospital São João Batista já foram suspensas, e os casos de emergência e urgência só serão atendidos enquanto houver material de expediente.

Na tentativa de reverter a realidade vigente, prefeitos, secretários e equipe técnica das cidades afetadas formarão caravana na sexta-feira (19), para entregar documento com levantamento dos custos de manutenção e o que precisa ser pago para manter a unidade de saúde funcionando.

O documento será entregue durante encontro dos prefeitos dos 141 municípios com os ministros da Educação, Agricultura e da Saúde, a ser realizado no dia 19 em Cuiabá. O encontro, inicialmente agendado para ocorrer no Centro de Eventos de Pantanal, deve ser transferido para o Hotel Fazenda Mato Grosso.

Segundo a secretária de Saúde de Nortelândia, Norma Firmiano Rodrigues Barradas, é cogitada a presença da presidenta Dilma Rousseff no encontro. “Caso ela apareça, tentaremos entregar o documento pessoalmente para ela”, diz a secretária, que também atua como vice-presidente do Conselho de Saúde dos Municípios – COSEMS/MT.

Governo apresenta proposta de pagamento

A Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde informou que uma reunião já foi realizada com o prefeito de Diamantino. No encontro, formalizado com o intuito de resolver o problema que assombra o Hospital São João Batista, o Governo do Estado apresentou de calendário de pagamento.

A respeito dos valores e datas, a assessoria argumentou que era necessário solicitar os dados junto ao financeiro da pasta, e que mediante e-mail especificando as perguntas, todas seriam prontamente atendidas.

No que concerne ao problema enfrentado pelo município de Nortelândia, a assessoria alegou não ter conhecimento das questões relatadas pela administração ao Olhar Direto.
Imprimir