Imprimir

Notícias / Cidades

Trabalhadores se aproximam de reserva e índios não aceitam nova ocupação

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) se deslocou de Água Boa para Ribeirão Cascalheira para monitorar de perto a situação da BR 158, onde se encontra acampado um grupo de 250 trabalhadores rurais da antiga gleba Suiá-Missu.
 
Os sem-terra estão perto do antigo Posto da Mata e cobram uma posição do INCRA para onde eles serão levados. A informação é que os índios não gostaram de saber da presença dos sem-terra e estariam se preparando para evitar uma nova ocupação da reserva.  

De acordo com os trabalhadores rurais, após a desintrusão da área, em janeiro, eles não foram esquecidos pelas autoridades e principalmente pelo INCRA. Todavia, eles afirmam que não querem invadir a antiga Suiá-Missu e sim pressionar o governo para uma negociação.
 
A PRF está presente para garantir a ordem e evitar um bloqueio na rodovia. Nesta sexta-feira (26), o suplente de deputado federal Roberto Dorner se comprometeu a comparecer no antigo Posto da Mata e levar um representante do INCRA para conversar com os sem-terra.

O vereador de Alto Boa Vista, Nivaldo Oliveira (PP), disse que os trabalhadores rurais estão esperando uma posição do governo desde janeiro e paciência deles esgotou. Por isso estão mais próximos da Suiá só para alertar as autoridades de Brasília que eles existem.
Imprimir