Imprimir

Notícias / Brasil

Geriatra sergipano aconselha tratamento de idosos em casa

G1

 Quanto mais prolongado o tempo de internamento hospitalar de um idoso, menor são chances de recuperação, segundo constata o geriatra Antônio Claudio das Neves. Ele ainda observa que o tratamento em casa além de favorecer na reabilitação, diminui as oportunidades de infecção hospitalar.

“O retorno precoce para o domicílio beneficia uma reabilitação mais eficaz do idoso”, verifica Antônio que chama a atenção para a participação de familiares em todas as etapas.

Para o geriatra é interessante que pessoas mais íntimas participem ativamente do acompanhamento. “Entregar o idoso para uma equipe de médicos e não assumir o compromisso também não favorece ao tratamento. O momento é uma ótima oportunidade para demonstrar amor”, observa.

A família da servidora pública, Maria das Graças, já pratica essa experiência pela segunda vez com o pai. “É muito importante a convivência com os familiares. Não seria interessante o tratamento no hospital sem o nosso acompanhamento”, diz.

Maria das Graças cuida do pai, Genaldo Alves, aposentado e com sérios problemas de saúde aos 82 anos. Genaldo é cardiopata, hipertenso e ainda sofre de Parkinson e Alzheimer.

A legislação assegura a família como principal responsável pelo idoso. “Às vezes esse dever é negado e com isso há uma resistência contra a alta hospitalar”, constata o geriatra. Para ele a família deve ser educada para essa relação com o idoso. “O internamento prolongado do idoso onera custo hospitalar e mais leitos para ofertar para a população”, conclui.
Imprimir