Imprimir

Notícias / Política MT

Henry já está em Cuiabá e faz exame de corpo de delito antes de ser levado para unidade prisional

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco/ Da Redação - Jardel P. Arruda

O ex-deputado federal Pedro Henry (PP) já está em Cuiabá, no Instituto Médico Legal (IML), onde faz exame de corpo de delito antes de ser encaminhado para a unidade prisional onde cumprirá pena por ter sido condenado na Ação Penal 470, mais conhecida como “Mensalão”, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Informações preliminares dão conta de que ele será transferido ao albergue do bairro Morada do Ouro, onde os detentos são liberados para trabalhar durante o dia e só voltar par dormir a noite, ao invés da Polinter. O ex-parlamentar foi condenado a sete anos e dois meses de prisão que deverão ser cumpridos em regime semi-aberto.

Leia mais: Ex-deputado Pedro Henry deve chegar hoje em Cuiabá

Segundo familiares, Pedro Henry deverá trabalhar no Pronto Atendimento do Hospital Santa Rosa, cujo um dos sócios-proprietários é o deputado estadual Guilherme Maluf, vice-presidente estadual do PSDB. Apesar de ser especialista anestesiologista, Henry deverá trabalhar como clínico geral.


Foto: Priscilla Silva/ OD

Contudo, Henry depende de decisão do STF para poder trabalhar fora de uma unidade prisional. Ele já anunciou que pretende voltar a atuar como médico.

Parte do novo salário deverá ser destinado ao pagamento da multa de R$ 932 mil (quantia a ser atualizada), outra pena aplicada no julgamento do mensalão. Ao Olhar Jurídico, a defesa chegou a dizer que Henry não tem condições de quitar a dívida.

O pepista renunciou ao mandato após ter a prisão decretada pelo Supremo, no último dia 13. Na Papuda, ele dividiu cela com outros mensaleiros e, em Cuiabá, deverá ficar na Polinter, que é um anexo da penitenciária central do estado de Mato Grosso. A defesa do ex-parlamentar mato-grossense apresentou ao STF documentos para comprovar que ele tem um filho menor de idade em Cuiabá e apresentou contas que mostram que tem residência na cidade.
Imprimir