Imprimir

Notícias / Brasil

Virada Cultural: vinho químico pode causar até cegueira, alerta médico

R7

 Vendido nas ruas de São Paulo especialmente durante a Virada Cultural, o vinho químico, popular mistura de etanol, groselha e açúcar, pode causar até cegueira. A declaração foi dada pelo psiquiatra da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Dartiu da Silveira ao jornal Diário de S. Paulo deste sábado (17).

De acordo com o especialista, que é coordenador do departamento de dependência química da faculdade da Unifesp, a bebida ilegal causa irritação da boca, da faringe, do esôfago e do estômago e pode causar até cegueira.

— Em grandes quantidades, pode causar cirrose hepática e até cegueira porque ataca as células nervosas dos olhos. Esse é um mal irreversível que a bebida pode causar.

O etanol usado na produção da bebida tem cerca de 96% de álcool. No Brasil, a legislação permite apenas bebidas com teor máximo de 60%. Bebidas como vodca e uísque têm teor alcoólico entre 40% e 50%. Por causa alto teor alcóolico, o psiquiatra afirma que as pessoas ficam bêbadas mais rapidamente, além de poderem apresentar tremores e náusea.

Ainda de acordo com a reportagem, três equipes da delegacia estarão, à paisana, fazendo flagrantes durante os eventos da Virada Cultural para reprimir a venda da bebida ilegal. Na edição passada, a polícia apreendeu mais de mil litros da bebida.
Imprimir