Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Pesquisa mostra que 10% dos sobreviventes de câncer fumam

Terra

 Constatou-se que 83% deles fumam diariamente, consumindo uma média de quase 15 cigarros por dia

Quase um em 10 sobreviventes de longo prazo de câncer fuma. As taxas são maiores entre os que passaram por doença fortemente ligada ao tabagismo, como no pulmão e bexiga. Os dados são de uma pesquisa liderada por Lee Westmaas, da Sociedade Americana de Câncer, e foram divulgados no site do jornal USA Today.

O levantamento analisou respostas de 3 mil pessoas após nove anos do diagnóstico de câncer. A taxa global de tabagismo entre os sobreviventes é de 9,3%. Das pessoas que passaram pelo problema na bexiga e no pulmão, 17,2% e 14,9%, respectivamente, fumam. Os números mais baixos foram encontrados em pacientes de melanoma (7,6%) e câncer colorretal (6,8%).

Constatou-se também que 83% deles fumam diariamente, consumindo uma média de quase 15 cigarros por dia. O vício se mostrou mais comum entre mulheres e aqueles que tinham passado por uma recorrência de câncer, além de ser vinculado com baixa escolaridade e renda.

Segundo médicos, fumar aumenta o risco de recorrência da patologia, torna algumas terapias contra ela menos eficazes e pode prejudicar a cicatrização após a cirurgia.
Imprimir