Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Respirar do jeito certo melhora o desempenho durante atividade física

I todas

 A prática regular de exercícios físicos diminui o percentual de gordura no corpo, promove o aumento da massa magra e melhora a resistência muscular e o condicionamento físico. Para potencializar os resultados das atividades físicas, a dica é respirar do jeito certo.

Segundo João Telles Jr., otorrinolaringologista e presidente da Academia Brasileira de Rinologia, o corpo realiza a respiração de forma involuntária. “O ideal é inspirar pelo nariz e expirar pela boca e qualquer alteração nesse procedimento pode ser prejudicial à saúde”, ensina.

Respirar pela boca

A obstrução nasal, causada por rinites, sinusites e resfriados, prejudica o desempenho durante a atividade física. De acordo com o otorrinolaringologista Fabrizio Romano, coordenador da campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”, pessoas que sofrem com esses problemas correm mais risco de se desidratar durante a atividade física.

“As narinas são responsáveis por aquecer e umidificar o ar e realizam a filtragem do oxigênio. O atleta que respira pela boca sente-a seca e precisa consumir mais água para repor a umidade com mais frequência do que quem utiliza o nariz”, explica.

Respiração errada na musculação

Ainda de acordo com Romano, é muito comum entre os praticantes de musculação a prática de segurar a respiração na hora de levantar o peso. Contudo, isso é prejudicial à saúde. “Isso pode causar hipertensão arterial e até mesmo lesão nos tímpanos. O correto é soltar o ar durante a contração muscular e não o contrário”, afirma.

Uma boa alimentação também melhora o desempenho durante a atividade física. Assista ao vídeo e veja dicas para ter uma alimentação equilibrada:


 
Imprimir