Imprimir

Notícias / Carros & Motos

F1 – Presidente da Fiat diz que Montezemolo “pode ser substituído”

R7

Uma disputa óbvia está acontecendo entre Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, e seu potencial sucessor, Sergio Marchionne.

Em Monza, Montezemolo negou os relatos cada vez mais insistentes de que ele deverá deixar seu cargo atual para se tornar chefe da companhia aérea italiana Alitalia. Mas, desde então, ficou claro que Montezemolo também está envolvido em uma disputa com Marchionne, presidente da Fiat – proprietária de 90 por cento da Ferrari.

Marchionne disse no domingo que não gostou das declarações feitas por Montezemolo em Monza a respeito de seu cargo na Ferrari.

“Isso cria a ilusão de estar fora das regras”, afirmou Marchionne à Autosprint da Itália. “A Ferrari é uma subsidiária da Fiat, mas uma certa independência do produto e posicionamento de marketing eram importantes. Porém, eu, como muitos outros, estou a serviço da companhia. Quando uma companhia muda de idéia, as coisas mudam”.

Parece que a divisão entre Marchionne e Montezemolo começou por causa das dificuldades de performance da Ferrari na Fórmula 1.

“Nos resultados econômicos, Luca fez um ótimo trabalho e eu o parabenizo”, disse Marchionne. “Mas o outro lado é o gerenciamento esportivo. A Ferrari está na Fórmula 1 para vencer, eu sou um fã há anos, e é duro ver a equipe nesta situação – com os melhores pilotos do mundo, engenheiros realmente bons e sem nenhum título desde 2008″.

“É essencial ter uma Ferrari que represente a vitória na Fórmula 1, e isso não é negociável – é um objetivo absolutamente claro, e não podemos aceitar uma situação diferente. Não quero nos ver em sétimo ou 12º. Uma mudança na presidência não está na minha agenda, mas qualquer um pode ser substituído”, concluiu Marchionne.

 

Imprimir