Imprimir

Notícias / Brasil

Aos 83 anos, idoso supera recorde de mesário mais antigo do Brasil

G1

Aos 83 anos de idade, o aposentado José Carlos Mello Rocha, superou o próprio recorde e entrou novamente para o RankBrasil como o mesário mais idoso do país em atividade. O primeiro título foi conquistado em 2010 quando o "Seo Rocha'', como é conhecido, tinha 79 anos. No último pleito eleitoral, em 2012, ele recebeu uma homenagem e chegou a pensar na possibilidade de se aposentar da função, mas o espírito de cidadania o fez mudar de ideia. Mesmo com algumas limitações físicas, ele atuou neste domingo (5) como presidente de honra em uma das seções eleitorais na Escola Estadual Barão do Rio Branco, na capital, e atingiu a marca de 64 anos exercendo a função.

"Foi um dia muito especial. Como sempre, me senti orgulhoso em poder ajudar na democracia. E as pessoas sempre me querem muito bem, eu não tenho como desistir nunca", contou ao G1. O aposentado foi homenageado por representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) e recebeu o quarto troféu do RankBrasil. A entrega foi feita pelo diretor Luciano Cadari.

O aposentado explicou ainda que a satisfação em atuar nas eleições começou desde a adolescência, quando ele tinha 12 anos. "Eu já trabalhava em um cartório de registro civil na minha cidade. Naquela época, eu datilografava títulos de eleitor. Então, desde aquele tempo eu já sentia a necessidade de continuar trabalhando com isso, porque me agradava. Foi a partir daí que eu comecei a gostar do voluntariado e atuar como mesário nas eleições", explicou. Seo Rocha nasceu em Jaguariaíva, na região central do Paraná, mas mora em Curitiba.

Sobre a possibilidade de esta ser a última eleição em que ele participa, o aposentado destacou: "Eu penso (...), penso (...), mas o meu coraçãozinho não me deixa desistir. Então, enquanto eu tiver saúde e disposição, vou ajudar sim. Pra mim é importante. E acho que para os outros também".

"Eu não entendo porque os jovens de hoje reclamam quando são selecionados. Digo que não deveriam se sentir assim, pelo contrário, deveriam se sentir importantes. É um serviço importante para o país. Eu nunca reclamei, nunca achei que fosse um dia perdido. As pessoas têm que enxergar o lado positivo das coisas", ressalta o aposentado.

A primeira eleição

Seo Rocha começou a atuar como mesário nas eleições presidenciais de outubro de 1950. À época, vencida por Getúlio Vargas. Desde então, foram quatro processos de votação: urnas de madeira, lona, eletrônicas, e sistema biométrico. "Achei que melhorou muito de lá para cá. Antes era muito lento. Hoje, tem gente que vota em menos de um minuto. E no mesmo dia a gente já sabe quem foi eleito. Isso é um avanço muito grande", argumentou.
Imprimir