Imprimir

Notícias / Cidades

PF deflagra operação contra o narcotráfico em MT e mais três estados e cumpre 48 ordens judiciais

Da Redação - Patrícia Neves

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (4) a operação 'Veraneio' para o combate o combate a prática dos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, no Brasil, Venezuela e Honduras. A operação tem como base a cidade de Sinop ( a 500 km de Cuiabá).

Leia mais:
Ladrões roubam armas de policiais civis em atendimento de ocorrência


De acordo com a PF,  foram expedidos  48 mandados judiciais, em  Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Amazonas. Segundo a PF, são sete ordens de prisões temporárias, 17 conduções coercitivas e 24 mandados de busca e apreensões.

A investigação se desenvolveu entre 2011 e 2014, e estima-se que eram transportadas cerca de uma tonelada de cocaína por mês entre a região de Apure na Venezuela, fronteira com a Colômbia e dominada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), tendo como destino Honduras, visando abastecer cartéis sediados no México.

A quadrilha seria a responsável pela aquisição de aeronaves no Brasil, adaptando-as ao transporte de cargas, adulteração do prefixo identificador e por todo o transporte entre a Venezuela e Honduras, onde abandonam a aeronave e retornam ao país em voo comercial.

A operação contou com o apoio da Polícia de Honduras, da Força Aérea Colombiana e da Agência Antidrogas dos EUA (DEA), responsáveis pela captura de aeronaves e apreensão de drogas em solo hondurenho, além da Força Aérea Brasileira.

A pena para o crime de tráfico internacional de drogas pode variar entre 5 anos e 10 meses até 25 anos de reclusão. O de associação para o tráfico internacional pode variar entre 3 anos e 6 meses até 16 anos e 8 meses de reclusão. O de lavagem de dinheiro transnacional pode variar entre 4 anos até 16 anos e 8 meses de reclusão. O de organização criminosa transnacional de 3 anos e 6 meses a 13 anos e 4 meses de reclusão.

Ainda segundo a PF, o nome da operação refere-se à coleção de veículos mantida pelo líder da organização criminosa.

Imprimir