Imprimir

Notícias / Política MT

Taques resiste a pressão de aliados e insiste em perfil técnico para segundo e terceiro escalão

Da Redação - Ronaldo Pacheco

As cobranças por espaço no governo de Mato Grosso fizeram o governador José Pedro Taques (PDT) a mandar um aviso aos aliados: as indicações políticas são bem vindas, desde que haja capacidade técnica. Ele escolheu o primeiro escalão por sua conta e risco.

Leia também:
Novo secretário de Agricultura fecha Intermat e demite cargos comissionados via ofício em mural
 
Todavia, a reportagem do Olhar Direto apurou com fonte fidedigna que o governador passou a fazer nomeações para o segundo, terceiro e quarto escalões a partir de sugestões dos aliados que contribuíram para a vitória, em outubro do ano passado.
 
A prova de que mantém o exigência técnica, mesmo com a indicação política, são as escolhas do professor Antônio Carlos Máximo para a Fundação de Pesquisas de Mato Grosso (Fapemat) e de Guilherme Linhares Nolasco para o comando do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). Antônio Máximo foi secretário de Meio Ambiente de Cuiabá, nos dois primeiros anos da administração Mauro Mendes.
 
“As nomeações seguem o critério do perfil técnico adotado pelo governador, na escolha de praticamente todo o seu primeiro escalão”, desconversou o presidente do PSDB, deputado federal Nilson Leitão, pouco antes de se reunir com o secretário Paulo Taques, chefe da Casa Civil. Leitão tem sido um dos principais interlocutores de Pedro Taques. 
 
Antônio Carlos Máximo é mestre em Educação pela PUC de São Paulo, professor aposentado da UFMT e já conduziu a Secretaria de Meio Ambiente de Cuiabá. Também foi secretário-adjunto de Políticas Educacionais na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nas gestões de Gabriel Novis Neves e Ana Carla Muniz, entre os anos de 2003 e 2005, quando o governador era o atual senador Blairo Maggi (PR).
 
Já o indicado para o Indea, Guilherme Nolasco, até então, ocupava a segunda vice-presidência da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
 
Além deles, já foram nomeados Nelson Corrêa Viana como secretário adjunto de Administração Sistêmica, na pasta de Desenvolvimento Econômico; Douglas de Jesus Araújo, para exercer o cargo de chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento; e Paulo Rogério Lemos, para a chefia de gabinete da Segurança Pública.
 
Para a Casa Civil, Pedro Taques nomeou Julyene Paolla dos Reis para a secretaria adjunta de Relações Políticas. Também na Casa Civil, Marina Henriqueta de Oliveira e Selmo Antonio Rodrigues foram nomeados para exercerem os cargos em comissão.  

Nesta semana, para a Casa Militar, foi nomeada Sandra Fernandes de Almeida Batista como gerente administrativa. Além desses, o Diário Oficial também publicou atos de nomeação que oficializam os nomes anteriormente anunciados pelo governador Pedro Taques.

São eles: o diretor da Polícia Judiciária Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia; o comandante do Corpo de Bombeiros, Júlio Cézar Rodrigues; o diretor do Detran, Rogers Elizandro Jarbas; o comandante-geral da Polícia Militar, Zaqueu Barbosa; o diretor geral da Policia Civil, Adriano Peralta Moraes; e Fábio Galindo Silvestre, sobrinho do ex-prefeito Chico Galindo (PTB), para secretário-adjunto de Segurança Pública.
 
Passam a compor a Procuradoria Geral do Estado: Francisco de Assis da Silva Lopes (procurador-geral adjunto), Aíssa Karin Gehring (subprocuradora-geral de Defesa do Patrimônio Público), Flávia Beatriz Corrêa da Costa (coordenadora do Centro de Estudos), José Vitor da Cunha Gargaglione (subprocurador-geral Administrativo), Ana Cristina Costa de Almeida Barbieiro Teixeira (subprocuradora-geral Judicial), Mônica Pagliuso Siqueira (subprocuradora-geral Fiscal), Claúdia Regina Souza Ramos (subprocuradora-geral de Gestão de Pessoal), Adérzio Ramires de Mesquita (subprocurador-geral de Coordenação de Cálculos de Precatórios e de Recuperação Fiscal) e Ana Flávia Gonçalves de Oliveira Aquino (subprocuradora-geral de Defesa do Meio Ambiente).
Imprimir