Imprimir

Notícias / Política MT

Proposta de Janaína Riva proíbe servidores de usar veículos públicos de Mato Grosso

Da Redação - Ronaldo Pacheco

Servidores públicos comissionados e efetivos só devem utilizar carros oficiais exclusivamente em serviço.  Este será um dos primeiros projetos de lei da deputada estadual Janaína Riva (PSD) após tomar posse na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em 1 de janeiro.

Leia também:
Janaina Riva quer criar ‘lista suja’ para empreiteiras que não cumprem contratos
 
O seu projeto irá proibir servidores estaduais em cargos de confiança e efetivos de usar veículos públicos e motoristas fora do serviço. "É necessário que haja transparência e seja seja divulgado os limites e regras para uso dos veículos. Mato Grosso não tem mais condições nem espaço para esse tipo de comportamento", afirmou Janaína.  
 
“O povo não elege gestores públicos para isso. Esse negócio dos servidores, secretários de estado ficarem andando com motorista e carros do estado pra cima e pra baixo não acho justo”, argumentou ela. “São cidadãos comuns como outros quaisquer e têm que usar seu próprio veículo ou transporte público, como faz a maioria da população”, pontuou a parlamentar do PSD.
 
Numa alfinetada indireta ao governador Pedro Taques (PDT), Janaína Riva questiona-o sobre a necessidade de fazer o que chama de “dever de casa”. Ela lembra que, se a ordem é economizar e manter a moralidade no serviço público, a questão dos veículos deve ser tratada como tal.
 
Janaína Riva cita seria o caso de somente os detentores de mandato eletivo, eleitos pelo povo, pudessem  utilizar veículos oficiais. E cita o que considera bom exemplo do seu pai, atual presidente da Assembleia, deputado José Geraldo Riva (PSD).
  
“Em 20 anos de serviço público meu pai sempre andou com o carro dele. Daí agora eu deixo a pergunta: Qual a necessidade de um cidadão ou cidadã, que assuma uma secretaria de Estado, ou venha a ocupar um cargo público qualquer e que tem seu próprio veículo, usar um bem pago com o dinheiro dos cidadãos. O exemplo tem que começar de cima”, emendou a deputada.
 
Janaína assume o mandato em 1 de fevereiro, sendo a única mulher da próxima legislatura com assento no Poder Legislativo de Mato Grosso. Ela foi a segunda mais votada, tendo conquistado   quase 50 mil votos, em outubro do ano passado.
Imprimir