Imprimir

Notícias / Cidades

Três são detidos grafitando trincheira do Santa Rosa e alegam "incentivo" do Governo do Estado

Da Redação - Wesley Santiago

Os policiais militares do 10º Batalhão deteram três pessoas que estavam fazendo grafite na trincheira do Santa Rosa, situada na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. Os acusados alegaram que a prática teria sido "incentivada pelo Governo do Estado", por meio da sua página no Facebook. O Executivo prometeu abrir diálogo entre os grafiteiros e os órgãos de segurança para regularizar os a arte urbana em Mato Grosso.

Leia mais:
Vítimas de choque entre ônibus e Gol são identificadas e pista liberada após 7 horas

A jornalista Simone Ishizuka, uma das envolvidas no caso, relatou nas redes sociais que a ideia surgiu após, ela e amigos verem uma postagem no Facebook do Governo do Estado que "incentivava" o grafite. Ela ainda acrescentou que o período noturno foi escolhido porque o fluxo de veículos é menor, o que traria menos riscos.
 
Porém, algumas pessoas que viram os três grafitando, resolveram acionar uma viatura da Polícia Militar. Eles foram presos por “pichação de patrimônio público”. O trio foi liberado algumas horas após a detenção, mas terão de comparecer em juízo. A punição varia de doação de cestas básicas à prestação de serviços comunitários.
 
O post ao qual a jornalista se refere foi publicado na última quinta-feira (22), pelo Governo do Estado. Nele, era exaltado o trabalho dos artistas Andre Gorayeb, Scarlet Louyse e Jean Siqueira que grafitaram a trincheira Jurumirim, também na avenida Miguel Sutil. “Aos poucos, com o cuidado que faltava, o cinza vai ganhando novos traços e cores neste estado”, diz trecho da publicação.



 
O Governo do Estado afirmou, através de nota, que “reconhece e respeita todas as formas de manifestações artísticas, bem como reitera a importância dos órgãos policiais para a promoção da segurança pública”. Também foi dito que “o Governo irá abrir diálogo entre os grafiteiros e os órgãos de segurança”. A intenção é regulamentar a atuação dos artistas de rua.
 
Confira a íntegra da nota:
 
"O governo de Mato Grosso reconhece e respeita todas as formas de manifestações artísticas, bem como reitera a importância dos órgãos policiais para a promoção da segurança pública.
 
Hoje existe uma ampla discussão, não só no Brasil, a respeito dos limites das ações que envolvem a arte urbana. Por isso, o Governo irá abrir diálogo entre os grafiteiros e os órgãos de segurança, chamando também a Assembleia Legislativa, prefeitura e Câmara de Cuiabá para participarem deste debate. A intenção será buscar regulamentação da atuação dos artistas de rua.
 
Com relação ao ocorrido na madrugada deste domingo (25.01), quando grafiteiros foram detidos em Cuiabá, a Secretaria de Segurança Pública informa que a Polícia Militar foi acionada via Ciosp para atender denúncia de pichação de patrimônio público e que caso será analisado."
Imprimir