Imprimir

Notícias / Cidades

Consórcio VLT interdita avenida do CPA e obras devem durar até sete meses

Da Redação - Wesley Santiago

Os transtornos para os motoristas que utilizam a avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), em Cuiabá, deverão começar a partir do próximo sábado (14). Isso porque estão previstas alterações no trânsito da via para que seja executado o cimbramento (escoramento) do viaduto Jamil Boutros Nadaf e, na sequência, iniciada a obra de reforço da estrutura. De acordo com a assessoria de imprensa do Gabinete de Projetos Estratégicos, as mudanças ocorrerão em vários pontos da Avenida e em ruas próximas ao viaduto, tendo como principal intervenção o bloqueio total da pista no sentido Bairro CPA – Centro.

Leia mais:
Carros são atingidos por lama e pedras que caíram do Viaduto da Sefaz

O Consórcio VLT informou ao Gabinete de Projetos Estratégicos (GPE) e à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá, que as alterações de trânsito ficaram vigentes até o fim da recuperação do elevado, que tem tempo estimado de cinco a sete meses. Ainda segundo a empresa, as sinalizações no local, bem como o cronograma de execução da reestruturação serão amplamente divulgados à sociedade.
 
Inaugurado em fevereiro de 2014, o viaduto da Sefaz foi interditado pelo próprio Consórcio VLT no final de agosto do mesmo ano, após serem identificados problemas na construção. Segundo a LSE (Laboratório de Sistemas Estruturais Ltda.), empresa contratada para fazer o levantamento e o relatório de avaliação de desempenho estrutural e da qualidade de 13 obras executadas pela extinta Secopa, o elevado da Sefaz apresenta resistência satisfatória, não havendo o risco de desabamento não avisado.
 
Rota de Desvio
 
A rota de acesso para quem trafega no sentido Bairro CPA – Centro voltará a ser direcionada para o Centro Político e Administrativo. De acordo com a rota oficial de desvio aprovada pela Semob, o motorista que segue pela avenida nessa direção deverá entrar à direita na primeira rua logo após a Praça das Bandeiras e, em seguida, virar à esquerda na rua ao lado da Sema. Ao chegar próximo à Seduc, deverá virar novamente à esquerda, retornando à Av. do CPA.
 
Na direção oposta (Centro – Bairro CPA), os motoristas continuarão o trajeto sem alterações e em duas faixas de rolamento na Av. do CPA.
 
Inversões de Sentido e Proibições
 
Para facilitar a passagem e dar vazão aos veículos que circulam na Avenida Juliano Costa Marques, o canteiro central da Avenida passará a ter uma abertura, controlada por semáforo, para acesso à Avenida Senegal, bem como à área central e ao shopping Pantanal, sem precisar transitar pela Av. do CPA.
 
Outra alteração importante é a inversão de sentido em um pequeno trecho das principais vias do Centro Político Administrativo – na rua D que passa em frente à OAB e a outros importantes órgãos, como as secretarias de Segurança e de Saúde. Até então usada para entrar no CPA, parte dessa via agora funcionará como saída, ou seja, em vez de subir os motoristas deverão descer até chegar à Avenida em do CPA próximo a Junta Comercial.
 
As mudanças no trânsito atingem também os motoristas que chegam ao Centro Político Administrativo pelo outro lado, pela Avenida Hélio Ribeiro. Quem sobe ao lado da sede da Assembleia Legislativa terá que entrar à esquerda na rua que dá acesso ao Palácio Paiaguás (passar em frente ao Banco do Brasil) e virar à direita para retornar à Avenida do CPA.
 
Já na Av. Argélia, no Bairro Jardim Aclimação, a Avenida continuará como via de mão única, no entanto, os veículos passarão a descê-la e não mais subi-la para seguir sentido Av. Senegal, no Bairro Terra Nova. O assessor de Mobilidade Urbana do GPE-MT, Josemar Sobrinho, pede a total atenção dos motoristas para as alterações no trânsito, entre elas a proibição de estacionamento nas vias no entorno do elevado Sefaz e a relocação de conjuntos semafóricos.
Imprimir