Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Jeep Renegade feito no Brasil recebe 5 estrelas em teste de colisão

G1

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCap) divulgou nesta quarta-feira (15) uma nova rodada de testes de colisão, com os modelos Jeep Renegade, Fiat Novo Palio e Chery QQ.

Feito no Brasil, o Renegade recebeu 5 estrelas para proteção de adultos e também de crianças. "É a primeira vez que um modelo produzido no Brasil consegue as 5 estrelas para ocupantes adultos e crianças", afirmou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCap.

Nas rodadas anteriores, Ford EcoSport,Toyota Corolla e Volkswagen Up! também já foram avaliados como 5 estrelas para adultos, mas não para crianças.

O Volkswagen Golf feito no México e o Ford Focus argentino, que são exportados para o Brasil, também têm nota máxima apenas para adultos.

O Renegade obteve 16,12 pontos de um máximo de 17 pontos na proteção de passageiros adultos e 43,54 de máximo de 49 pontos para crianças.

O utilitário feito em Goiana (PE) passou até mesmo no teste de impacto lateral, por pedido da fabricante, já que o tipo de colisão será padrão nas avaliações somente em 2016.

Outro concorrente do Renegade, o Honda HR-V ainda não foi testado pelo Latin NCap.

Fiat Novo Palio

O Novo Palio melhorou sua nota anterior (3 e 2 estrelas em 2014, já com airbags) e agora tem 4 estrelas para adultos e 3 para crianças - nota válida para os modelos fabricados a partir de julho de 2015.

Embora sem mudança estrutural, a Fiat incluiu um lembrete de uso do cinto e melhorou o manual de instruções para a instalação de cadeirinhas infantis, cumprindo as exigências do Latin NCap.

Chery IQ (ou Novo QQ)

O novo Chery QQ foi testado sem airbags (versão que não pode ser comercializada no Brasil) e teve zero estrela nos dois quesitos. O modelo, que se tornará brasileiro ainda em 2015, é importado da China e oferecido sem airbags em alguns países da América Latina, com o nome IQ ou só Q.

"Infelizmente, a falta de normas por parte de alguns governos da região permite que veículos com baixa qualidade nos testes de colisão, como o Chery IQ, sejam oferecidos ao público", apontou Furas.

Como são os testes
Os testes do Latin NCap são realizados na Alemanha com o uso de bonecos (dummies), representando adultos nos bancos da frente e crianças nos de trás. As colisões frontais, a 64 km/h, são as chamadas parciais, que simulam a batida em que apenas 40% da frente do carro é envolvida, o que é comum em acidentes entre veículos que trafegam em mãos opostas ou quando um carro atinge uma árvore ou poste, por exemplo.

Quando há pedido das montadoras, são feitas ainda colisões laterais, em que o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50km/h. O motorista é o único ocupante do veículo. Esse tipo de teste será padrão no Latin NCap a partir de 2016.
Imprimir