Imprimir

Notícias / Cidades

Doentes e mal alimentados, cães destinados à caça e comercialização são resgatados de canil

Da Redação - André Garcia Santana

Pelo menos dez cães que seriam utilizados para comercialização e caça, foram resgatados após denúncias de maus-tratos em um canil irregular na cidade de Primavera do Leste (240 km de Cuiabá). Doentes, magros e alguns com fraturas, os animais brigavam entre si, devido a insuficiência de comida e água disponibilizada pelo dono do local. Além disso, foram encontrados em meio a lama, fezes e moscas, por conta dos ferimentos. Diante da situação eles foram encaminhados para clínicas veterinárias do município, onde receberam atendimento.

Leia mais:
Acadêmicos promovem trote solidário com doação de sangue

 
O caso foi registrado na terça-feira, 16, depois que a Associação SOS animais passou a investigar o canil e procurou pela Polícia Civil para confeccionar um Boletim de Ocorrência (B.O). De acordo com o site Clique F5, há mais de dois meses a associação vinha recebendo denúncias sobre esta situação. Na ação, dois policias civis, voluntárias da Associação e Vigilância Sanitária estiveram no canil e recolheram os bichos.
 
O laudo da Vigilância Sanitária relata que o espaço, localizado próximo a empresa CIB, na rodovia MT-130, era insalubre, sem condições de higiene, de difícil acesso, e aparentava abandono, estando totalmente em desacordo com o Código Sanitário Lei nº 697/2001. O proprietário justificou situação alegando que os cães não seriam cuidados por ele, mas por um funcionário, e exigiu que lhe fossem devolvidos pelo menos dois animais. A entidade representou contra e ele, que responderá pelo crime de maus-tratos.
 
Em sua página do Facebook, a Associação informou ainda que vem recebendo ameaças e que supostos donos tem os procurado na tentativa de recuperar os animais que “ainda podem ser usados”, ignorando os mais adoentados.  “Querem os cachorros que ainda estão bons, que ainda podem ser “usados”, os bem doentes, nem querem. Querem que a SOS desista da ação, mas estamos firmes e fortes e vamos até o fim! Vamos lutar pela vida de cada um que foi resgatado, não somente os que pagaram caro!”, diz um dos trechos da publicação.
 
A maioria dos cachorros resgatados pertence a raça Foxhound Americano. Como são originalmente caçadores, eles conseguem rastrear em campos abertos e tem boas habilidades em trilhas. Por esse motivo, eles financeiramente valorizados e em muitos sites de vendas da raça, os bichos podem ser comercializados por até R$3 mil.

Confira a íntegra da publicação da SOS Animais:

“[...] estamos aqui hoje para informar sobre o último caso de resgate que fizemos. Foram mais de 10 animais em um mesmo local, animais de raça, em um canil clandestino, que acreditamos serem usados para caça e para venda. Todos passaram por consulta e exames nas clínicas veterinárias parceiras e estão com laudos de anemia, sangramento, fratura exposta, TVT (doença sexualmente transmissível), desnutrição, sarna, dentre outros problemas graves de maus-tratos. Queremos informar que estamos em uma luta onde o dono ainda acha correto o que acontecia no local e quer os animais de volta, a SOS está recebendo muitas ameaças, caso estes cães resgatados não sejam devolvidos. Lembrando que fomos realizar este resgate com ajuda da Polícia e Vigilância Sanitária, onde o local foi interditado, uma das fiscais chorou quando se deparou com a situação, tudo foi realizado com respaldo da Lei. A situação era de descaso com animais muito magros/desnutridos. Toda hora aparece um suposto dono, alguns falando ser dono do mesmo animal, querem os cachorros que ainda estão bons, que ainda podem ser “usados”, os bem doentes, nem querem. Querem que a SOS desista da ação, mas estamos firmes e fortes e vamos até o fim! Vamos lutar pela vida de cada um que foi resgatado, não somente os que pagaram caro! Fica aqui nossa indignação com algumas pessoas que se dizem seres humanos.[...]”.
Imprimir