Imprimir

Notícias / Mundo

Primeira edição de 'O capital', de Karl Marx, irá a leilão em Londres

Agência Efe

Uma peculiar primeira edição da obra "O Capital", de Karl Marx (1818-1883), que leva a assinatura do autor e foi dada para seu amigo Johann Eccarius, será leiloada pela casa Bonham de Londres em 15 de junho.

Segundo Bonham, a peça tem um preço estimado de saída de entre 80 mil e 120 mil libras (US$ 115 mil e US$ 173 mil) e será vendida em uma jornada dedicada a livros e manuscritos.

"Esta é uma sensacional e importante cópia de um livro que mudou o mundo. Tanto Marx como Eccarius foram figuras importantes durante o difícil nascimento do comunismo e desfrutaram de uma relação pessoal estreita durante muitos anos até que o ciúmes e as diferenças políticas os separaram", afirmou hoje o especialista em livros da casa de leilões Simon Roberts.

A peça leva data de 18 de setembro de 1867, quatro dias depois da publicação do primeiro volume, e é uma das poucas cópias que sobreviveram, segundo indicou Bonham.

"O capital", um tratado de crítica das ciências econômicas, é formado por três volumes, dos quais o primeiro foi publicado em vida de Marx, mas os outros dois, elaborados por seu amigo e colaborador Friedrich Engels a partir das notas do autor, apareceram em 1885 e 1894.

Eccarius (1818-1889) foi um alfaiate que se uniu ao grupo britânica da Liga dos Justos, organização revolucionária apoiada por alemães que tinham emigrado em 1839.

Em 1846, Marx e Engels, que viviam então em Bruxelas, foram convidados a se unir à Liga, e um ano depois assistiram ao segundo congresso da organização em Londres, onde conheceram Eccarius.

Marx ficou muito amigo de Eccarius, mas, por volta de 1870, a relação tornou-se difícil depois que o autor de "O capital" lhe acusou de assumir o crédito de suas ideias em artigos jornalísticos.
Imprimir