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Novo Toyota Prius custará R$ 119.950 no Brasil

G1

A Toyota lançou nesta terça-feira (7) a nova geração do Prius no Brasil. Em sua 4ª geração, o híbrido mais vendido do mundo chega ao país por R$ 119.950, pequeno aumento em relação a 3ª geração, que é vendida por R$ 117.610. As vendas começam na próxima quarta-feira (8), mas oG1 avaliou o carro no Japão antes da chegada ao país.

O Prius é o maior símbolo dos modelos “ecologicamente corretos” produzidos pela empresa japonesa, que espera agora ampliar o alcance do híbrido no país. A geração anterior teve apenas 800 unidades vendidas.

Uma possível produção nacional ainda depende de maior interesse dos brasileiros. "Ainda falta escala para uma produção local", afirmou Miguel Fonseca, vice-presidente executivo da Toyota no Brasil. "Esperamos vender 600 unidades ainda este ano e 1.100 no próximo ano", completou.

Ainda mais econômico
De acordo com a empresa, o motor 1.8 foi redesenhando, gerando 98 cavalos de potência a 5.200 rpm e 14,2 kgfm de torque. Ele funciona em conjunto com outro motor elétrico de 72 cavalos e 16,6 kgfm, que teve 6% de redução de seu peso. Juntos, os motores chegam a uma potência máxima combinada de 123 cavalos. Para o câmbio, foi escolhido o CVT.

O consumo médio melhorou em 10% e, segundo o Inmetro, é de 18,9 km/l, em ciclo urbano, e de 17 km/l na estrada, fazendo dele o carro mais econômico do Brasil.

"Acreditamos que a tecnologia híbrida é o futuro da indústria automotiva. Para o ano de 2050, 100% de nossa linha será de híbridos ou veículos movidos a células de combustível", afirmou Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina.

A fabricante divulga que o carro pode atingir uma autonomia de até 812,7 km na cidade. Utilizando ambos motores, o modelo pode fazer de 0 a 100 km/h em 11 segundos, afirma a montadora.

Para ajudar na economia, o coeficiente aerodinâmico do carro, que mede a capacidade de vencer a resistência do ar, foi reduzido de 0,25 para 0,24.  Segundo a fabricante, é o menor índice entre os sedãs médios. Outro item que ajuda na redução de consumo é a capacidade de armazenar energia através do seu sistema regenerativo dos freios.

Nova plataforma
A plataforma agora tem a arquitetura global TNGA, que dará origem a aproximadamente metade dos carros da Toyota até 2020. De acordo com a empresa, a estrutura do Prius ficou 60% mais rígida.

Segunda a empresa, com ela, o novo Prius ganhou um centro de gravidade mais baixo. Suas medidas também mudaram, deixando o 60 mm mais comprido (4.540 mm), 15 mm mais largo (1.760 mm) e 20 mm mais baixo (1.490 mm).

O espaço na cabine cresceu, são 15 mm a mais de comprimento (2.210 mm) e 20 mm na largura (1.490mm). O porta-malas comporta 412 litros e sua abertura ganhou 84 mm em sua largura. Na dianteira, o carro tem suspensão MC e na traseira é do tipo independente multilink.

Visual radical
Fortemente inspirado no Mirai (movido a hidrogênio), o Prius ganhou um visual mais futurista e polêmico nesta nova geração. As linhas mais retas da 3ª geração foram deixadas para trás e no lugar estão recortes e formatos pontiagudos.

Na traseira, a lanterna ficou mais fina e comprida, enquanto na dianteira o farol ganhou recortes muito chamativos. Por dentro, as mudanças também seguem, com o carro ganhando novo visual e instrumentos, com uma tela de 4,2 polegadas.

O painel, também redesenhando, segue com um posicionamento central. O ar-condicionado é de duas zonas, podendo concentrar o fluxo de ar onde estão os ocupantes. Outra novidade é o sistema de carregamento de celular sem fio.

Bateria mudou de lugar
Além do centro de gravidade mais baixo, a bateria mudou de lugar, tendo sido realocada para baixo do banco de trás, em vez do porta-malas. A bateria auxiliar, que também ficava no compartimento de bagagem, foi parar junto ao motor elétrico, sob o capô. Assim, o porta-malas ganhou 56 litros a mais.
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