Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Evoque e Discovery feitos no RJ chegam às lojas este mês

Motorpress

Range Rover Evoque e o Discovery Sport (este, na galeria de fotos acima) agora são brasileiros, produzidos na nova fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ). Ainda este mês, começam a ser vendidos nas 35 concessionárias da marca no Brasil. É a primeira vez que uma indústria de automóveis britânica se instala na América Latina, com investimentos de R$ 750 milhões. A capacidade de produção é de 24 mil unidades por ano.

O Brasil é o segundo mercado mais importante para a Jaguar Land Rover nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.

Os dois modelos escolhidos, Range Rover Evoque e Discovery Sport, respondem por 70% das suas vendas no país. Durante o evento de inauguração da fábrica, Wolfgang Stadler, diretor-executivo de manufatura global, disse: "A Land Rover já é líder de mercado no Brasil na categoria de utilitários esportivos (SUVs) premium, respondendo por 33% de todas as vendas nesse segmento. Evoque e Discovery serão agora produzidos pela primeira vez na América Latina, escolhidos com base na popularidade já existente com clientes no Brasil".

O espaço da nova fábrica é de 60 mil m², o que equivale a 8,5 campos de futebol. Serão gerados cerca de 1.000 empregos, diretos e indiretos, segundo a empresa. A fábrica de Itatiaia é totalmente flexível na sua produção, para que possa atender a outras necessidades de produção, no futuro -- ou seja, poderá aumentar a capacidade a partir dos atuais 24 mil carros por ano. Por ora, não há planos para exportar a partir do RJ.

Aqui, o segmento premium representa apenas 2,5% do mercado total de automóveis. Em outros mercados mais desenvolvidos este percentual chega a 10%. Isso mostra que há espaço para crescerem no Brasil, quando a economia assim permitir. Em 2015, Jaguar e Land Rover emplacaram 9 mil carros no Brasil; este ano, até o final de maio foram 3.353.

A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido. Como diz o nome, a companhia possui duas marcas muito fortes: Jaguar, com veículos esportivos de alta performance, e Land Rover, com veículos utilitários esportivos premium. A companhia é controlada pelo grupo indiano Tata Motors e tem quatro fábricas no Reino Unido, uma em regime de joint-venture na China, uma na Índia junto com a Tata e uma em construção na Eslováquia. A unidade de Itatiaia é, portant, a primeira exclusivamente da marca fora do Reino Unido.

POLITICAMENTE CORRETA

A nova fábrica de Itatiaia demonstra preocupação ambiental, utilizando recursos como o recolhimento de águas pluviais e o plantio de mais de 1.200 árvores nativas, para ajudar a preservar e melhorar o ecossistema do entorno. A Jaguar Land Rover disse que pretende alcançar o “Ouro” no certificado LEED, mundial, de sustentabilidade. Com isso, se tornaria a primeira indústria de automóveis no Brasil a conquistar o selo.

Entre as ações sociais, a marca destaca o novo Centro Educacional (EBPC), coordenado em conjunto com o SENAI e que vai oferecer programas de educação crianças e jovens. Os cursos são voltados para áreas como engenharia, manufatura e outras atividades relacionadas ao negócio automotivo. Outro programa, “Inspirando os Trabalhadores de Amanhã”, formou mais de 100 alunos, sendo que 12 já estão trabalhando na fábrica de Itatiaia e outros foram empregados na indústria automotiva da região.

Para celebrar a inauguração de sua fábrica no Brasil, a marca fará a ação My Land, uma expedição com os primeiros veículos Range Rover Evoque e Discovery Sport nacionais. Os dois percorrerão milhares de quilômetros pelo Brasil, para mostrar a grande diversidade do nosso país, divulgando a experiência pelas redes sociais.
Imprimir