Imprimir

Notícias / Mundo

Estado Islâmico reivindica ataque com feridos em trem na Alemanha

Do G1, em São Paulo

A agência de notícias Amaq, ligada ao grupo terrorista Estado Islâmico, divulgou nesta terça-feira (19) que o jovem refugiado afegão que feriu quatro passageiros de um trem na Alemanha na segunda-feira (18) era “um dos seus combatentes”.

Testemunhas afirmaram que ele gritou "Allahu Akbar" (Alá é grande) antes ferir os passageiros com golpes de machado e faca, no trem da linha Treuchtlingen - Würzburg, na região da Baviera, no sul da Alemanha. Ele viajava sozinho no trem.

Durante as investigações, foi encontrado no quarto do afegão o desenho de uma bandeira do Estado Islâmico.

O jovem conseguiu fugir do vagão quando o trem parou em Heidingsfeld, mas foi morto por um comando das forças especiais da polícia que estava na região.

O ministro do Interior da Alemanha, Joachim Herrmann, falou sobre o caso e os primeiros dados da investigação em entrevista para uma emissora da televisão pública. Porém, ele evitou qualificar a agressão de atentado terrorista.

O menor, que chegou sem seus pais à Alemanha há aproximadamente dois anos, não tinha chamado a atenção até o momento e a polícia investiga se tinha contatos em círculos islâmicos ou se havia radicalizado sozinho nos últimos tempos.

“O que aconteceu nos últimos meses ou semanas, como chegou a este ataque, tudo deve ser investigado”, afirmou Herrmann.

O jovem foi registrado como requerente de asilo na Alemanha por um ano e desde o mês de março vivia na região de Wurzburg, primeiro em um albergue para menores sem acompanhamento e depois com uma família adotiva.

O governo de Hong Kong informou que quatro dos feridos nasceram na região. Segundo o jornal "South China Morning Post", as vítimas seriam um pai de 62 anos, uma mãe de 58, sua filha de 27 e o namorado dela, de 31 anos.

 
Imprimir