Imprimir

Notícias / Mundo

Shopping em Munique tem tiroteio; há vários mortos, diz ministro

G1

A polícia fechou a área em torno de um grande shopping de Munique, na Alemanha, depois que houve disparos de tiros no local.

O tiroteio foi no shopping OEZ (Olympia-Einkaufszentrum). Há "vários mortos" e feridos e "pelo menos três suspeitos" estão em fuga, disse o ministro do Interior do estado da Baviera Joachim Herrmann, citado pelo jornal "Bild".

Não sabemos onde estão os suspeitos. Tomem cuidado e evitem sair em locais públicos", escreveu no Twitter a polícia de Munique, que afirmou suspeitar que se trate de um ataque terrorista.

Segundo um porta-voz, testemunhas viram três atiradores com armas de cano longo.

Ainda não há informação oficial sobre o número de vítimas. Segundo o jornal alemão "Süddeutsche Zeitung", a polícia disse à publicação que há "vários" mortos. O jornal “Müncher Abendzeitung” fala em 15. A agência France Presse fala em 6, citando uma fonte policial. A emissora alemã N-TV fala em 10 vítimas e informa que as forças especiais chegaram ao local.

Uma testemunha ouvida pela emissora RTL afirmou que ouviu um suspeito gritar "Estrangeiros de merda". Ele estaria com uma bota do tipo militar.

Um funcionário dentro do shopping disse à agência Reuters por telefone que "muitos tiros foram disparados". Segundo usuários do Twitter, as pessoas que estavam no centro comercial correram para buscar abrigo.

Uma atendente de uma farmácia que fica dentro do shopping disse por telefone ao jornal "Süddeutsche Zeitung" que a polícia ordenou que todos os trabalhadores do local fiquem em suas lojas. Ela viu muita correria de clientes e ouviu tiros. Também disse ter visto pessoas feridas.
O centro comercial fica perto do Parque Olímpico de Munique, onde aconteceram os jogos de 1972.

Relatos de um segundo foco de tiroteio na praça conhecida como Stachus, no centro de Munique, foram desmentidos pela polícia à imprensa local.

Os trens metropolitanos de Munique estão parados (sistema S-Bahn). A estação central também foi fechada. O metrô não para mais na estação do shopping e os ônibus pararam de circular por perto.

Imprimir